Conversa de Portão #48: Quem são os conservadores do Brasil?
O discurso conservador tem se tornado cada vez mais frequente no nosso dia a dia. Com personalidades que vão de youtubers a políticos, essa narrativa tem tomado os noticiários, as ruas e o Congresso Nacional.
Neste episódio de Conversa de Portão, Semayat Oliveira entrevista Magali Cunha, jornalista e pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER), para entender quem são os conservadores brasileiros e como constroem seu discurso.
A pesquisadora explica que o conservadorismo é uma tendência clássica no campo da política que existe há muito tempo dentro e fora do Brasil. " É aquela tendência política de pessoas que tentam manter as coisas como elas são, ou seja, como elas foram estruturadas dentro de um sistema. Há uma construção social ao longo da história em que há grupos que predominam e lideram processos" (a partir de 2:27 do arquivo acima).
O que está em evidência no Brasil, no entanto, é o que ela chama de ultra conservadorismo. "Na política existe a extrema-direita, que é o ultra conservadorismo que atua para impedir que haja o outro, que haja a oposição. O conservadorismo debate, o ultra conservadorismo atua para impedir" (a partir de 12:55 do arquivo acima).
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.