Conversa de Portão #50: O que dizem mulheres ativistas no Afeganistão sobre o Talibã
Em setembro, a jornalista Sâmia Teixeira publicou um artigo no Nós, mulheres da periferia contando sobre o impacto da retomada do Talibã para as mulheres do Afeganistão. Neste episódio de Conversa de Portão, ela conta sobre a sua apuração, compartilha o que ouviu das suas fontes e questiona a cobertura da imprensa.
Em entrevista a Semayat Oliveira, Sâmia conta que existe no Afeganistão uma crítica generalizada à presença dos EUA no país e à maneira com que foi feita a retirada. Mas a volta do Talibã representa muito retrocesso, principalmente para as mulheres. "Elas estão preocupadas com a própria vida, com o aumento da violência e do medo. Mesmo sendo errada a permanência dos Estados Unidos no país, tinha algum senso de que havia um governo quando estavam lá" (a partir de 4:21 do arquivo acima).
A jornalista diz que além da escalada da violência promovida pelo domínio do Talibã, a população fica mais desprotegida quando o mundo a esquece. "Esses povos que estão em lugares mais afastados de nossos olhos são noticiados só quando tem espetacularização e geralmente com nosso olhar mais ocidental" (a partir de 14:26 do arquivo acima).
Para Sâmia, é preciso que essas mulheres sejam vistas como protagonistas que são, e não só como vítimas. Ela diz que o domínio do Talibã leva essa violência ao extremo, mas que elas sofrem a mesma violência que a mulher sofre também no Brasil. "Elas pedem voz e solidariedade" (a partir de 18:12 do arquivo acima).
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.