Conversa de Portão #56: Quem tem medo das pautas identitárias?
Neste episódio de Conversa de Portão, Semayat de Oliveira recebe Vilma Reis, socióloga e integrante da Coletiva Mahin, e Tainah Pereira, ativista e articuladora do Mulheres Negras Decidem, para falar sobre as chamadas pautas identitárias. Este episódio é mais um da Série Feminismos, feita em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo.
Vilma Reis destaca que o principal grupo que anda questionando as pautas identitárias para não abrir mão de poder é o homem branco. "Esse grupo está muito tenso e nós queremos que o debate racial inclua os homens brancos. Vivo em Salvador, uma cidade em que os homens brancos são menos de 7% e nós somos 83% da cidade, mas quando olhamos a fotografia do poder os homens brancos parecem representar os 83% e nós menos de 7%" (a partir de 3:56 do arquivo acima).
Tainah Pereira diz que a questão da identidade incomoda porque provoca a reflexão sobre a "racialização" de pessoas não negras. "Essas pessoas que nunca tiveram sua identidade questionada porque sempre foram universal e padrão. Elas nunca viram o questionamento da sua etnia e da sua cor como um problema que condicionasse a sua existência e impedisse o seu bem-estar " (a partir de 22:53 do arquivo acima).
O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.