Papo Preto #76: O refúgio e o acolhimento das Batalhas de Rima
Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe o rapper WinniT, campeão da primeira edição do campeonato Red Bull Francamente. O artista fala sobre a sua trajetória nas Batalhas de Rima e da importância destes espaços para o acolhimento da comunidade preta.
WinniT conta que não imaginava chegar onde está hoje e nem planejou nada em sua trajetória. "A batalha de rimas apareceu na minha vida como uma tábua de salvação em um mar revolto. Estava em uma fase adolescente, na loucura e sem muita perspectiva, só queria ganhar dinheiro a qualquer custo" (a partir de 5:08 do arquivo acima).
No meio disso, um dia ele foi abordado por uma mulher que percebeu que ele gostava de rimar e o apresentou às batalhas de rima. "Eu não queria ser MC, queria trabalhar com cozinha. Eu não gostava de falar para as pessoas, comecei a falar publicamente com 12 ou 13 anos de idade, não gostava de conversar, nem apresentava trabalho na escola" (a partir de 06:40 do arquivo acima).
WinniT diz que com o tempo foi percebendo que, além desse espaço ser acolhedor, é também terapêutico para o jovem periférico e para a comunidade negra. "É um espaço onde você expressa e ouve expressões, onde você é instigado a perceber o ambiente à sua volta, perceber a realidade dos demais" (a partir de 08:54 do arquivo acima).
Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.
Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.