Topo

Papo Preto #93: Como tornar a saúde acessível para a população preta

De Ecoa, em São Paulo

24/08/2022 06h00

No Papo Preto desta semana, Yago Rodrigues recebe o cirurgião dentista Arthur Lima, sócio-fundador e CEO da AfroSaúde, iniciativa que desenvolve projetos em saúde para populações vulneráveis. Ele fala sobre os desafios e a importância de se conscientizar sobre o cuidado preventivo do corpo e da mente.

Arthur diz que existe um estereótipo de que a raça negra é forte, tem saúde e não precisa de cuidados. "Esse pré-conceito que a sociedade tem, o mito de suportar a dor e todas essas questões estão relacionadas ao processo histórico que o Brasil já viveu" (a partir de 4:15 do arquivo acima).

O dentista explica que quando as estatísticas mostram que as pessoas negras são as que mais morrem por causas evitáveis é por causa da dificuldade de acesso a cuidados básicos e de outras questões que estão atreladas a isso e que são históricas. "É o que chamamos na saúde pública de determinantes sociais da saúde. São fatores que, direta ou indiretamente, interferem no processo de adoecer: é o emprego, a moradia, a alimentação" (a partir de 6:31 do arquivo acima).

Para ele, é preciso um financiamento maior e mais sério para o SUS, que é o sistema que atende a essa população. "Por lei, a iniciativa privada pode participar do SUS em caráter complementar. A AfroSaúde é iniciativa privada, mas nascemos para mostrar que o que é privado, na medida do possível, também pode ser acessível e que pode também ser resolutivo. A iniciativa privada também precisa se colocar como responsável pela saúde de todos" (a partir de 12:42 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.