18/06/2010 - 13h39

Equipe de Marina Silva assume erro por replicar críticas a José Saramago no Twitter

Andréia Martins
UOL Eleições
Em São Paulo

A assessoria da senadora Marina Silva, candidata à Presidência pelo PV, reconheceu que errou ao reproduzir comentários criticando o escritor português José Saramago, morto nesta sexta-feira (18) aos 87 anos, na página da ex-ministra no Twitter.

Hoje pela manhã, Marina postou um comentário sobre a morte do escritor: “Morre José Saramago. O mundo perde um grande escritor e os países da língua portuguesa, o nosso primeiro prêmio Nobel”.

Na sequência, a candidata recebeu duas respostas criticando o seu comentário, questionando o porquê de “lamentar a morte de uma pessoa que blasfemou contra Deus a vida toda?” e outro dizendo que Saramago não respeitava a fé alheia e, por isso, não era “exatamente um GRANDE escritor”. As críticas dos seguidores da candidata devem-se ao fato de que Saramago era declaradamente ateu.

Ao receber as respostas, a equipe da senadora reenviou as mensagens para todos os seguidores, dando a impressão de que ela estaria concordando com o conteúdo dos comentários.

Depois, Marina respondeu as mensagens dos dois seguidores dizendo que “a vida é um dom dado por Deus para quem crê e para quem não crê. Louvado seja Deus” e que "o que aprendemos com Jesus é que temos que amar e respeitar todas as pessoas, mesmo as que não respeitam a nossa fé”.

Após retuitar (replicar) os comentários dos seguidores, a equipe da senadora postou um recado no Twitter avisando que ela estava reproduzindo as mensagens apenas para comentar depois.

Segundo a equipe de Marina, tudo não passou de um mal entendido. “Ela só queria contextualizar os comentários que iria fazer sobre as respostas. Se ela apenas respondesse [as mensagens dos seguidores] ninguém entenderia o contexto”, disse Juliano Spyer, da equipe de comunicação da senadora. "Foi um erro da nossa equipe, com uma boa intenção, que gerou um ruído desnecessário. Serve de lição”, completou ele.

O episódio mostrou um deslize da equipe da senadora onde ela mais aposta para subir nas pesquisas eleitorais: as redes sociais, e teve repercussão no próprio Twitter. Para uns, a equipe prejudicou a imagem da senadora mostrando que não sabe usar a ferramenta. Outros ironizaram: “Contra o casamento gay? OK. Criacionista? Vamos lá. Não sabe o que é RT? AÍ NÃO PÔ”, postou um internauta referindo-se ao retuíte, que permite replicar mensagens recebidas a todos os seguidores. Sobre as outras questões, a senadora já esclareceu que é favorável ao reconhecimento da união estável entre gays e que não defende o ensino do criacionismo nas escolas.

Na Europa, a ex-ministra da Casa Civil e candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, limitou-se a fazer um comentário simples sobre a morte do escritor. “Minhas homenagens ao grande José Saramago. Li muitas de suas obras. Gostei especialmente do Evangelho segundo Jesus Cristo e Jangada de Pedra”, postou a petista.

Compartilhe:

    Sites relacionados

    Siga UOL Eleições

    Hospedagem: UOL Host