31/10/2010 - 14h03

Aécio diz que Serra foi um "leão" e que PSDB deve "rever o passado"

Rayder Bragon
Do UOL Eleições
Em Belo Horizonte

Depois de votar em um colégio na Zona Sul de Belo Horizonte, o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) elogiou o desempenho de José Serra (PSDB) na corrida presidencial e defendeu que, após as eleições, o partido reveja a sua posição no cenário político nacional.

“Serra foi um leão, um lutador. Quem acompanhou mais de perto, [viu que] o seu esforço pessoal e físico foi enorme. Ele fez o que poderia fazer. É claro que depois que termina uma eleição você encontra problemas aqui e acolá, mas o saldo final é muito positivo”, disse o senador recém-eleito.

O tucano ainda afirmou que o companheiro de partido “defendeu com brio e com vigor as propostas do nosso campo político”. Por outro lado, sustentou que é hora do PSDB “assumir o seu passado”.

“Eu tenho um orgulho enorme do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O PSDB tem que revisitar a sua história com altivez, enfrentar o debate com grandeza para apontar o futuro. Nós temos uma história e, se o Brasil vive um momento de crescimento econômico, isso não se deve a apenas um governo”, disse o tucano referindo-se à estabilidade econômica, tida como um dos grandes feitos do PSDB quando o partido governou o País.

Aécio disse ainda que a aliança com o DEM “é definitiva” e que irá propor, assim que assumir sua cadeira de senador, “uma nova agenda” para que o Congresso “saia da posição de submissão em relação ao executivo”.

“Hoje nós temos um Congresso subjulgado, apequenado em razão da força do poder Executivo que impõe ao Congresso a sua agenda, exclusivamente”.

Em uma suposta vitória de Dilma Rousseff, Aécio disse que a petista vai merecer “o nosso respeito” e que espera que como presidente, a ex-ministra tenha uma relação republicana com Minas Gerais.

O tucano acompanhará a apuração da eleição em Belo Horizonte e só deve voltar a se pronunciar após a divulgação oficial dos resultados.

Sites relacionados

Siga UOL Eleições

Hospedagem: UOL Host