Serpes: Paulo Garcia (PT) lidera em Goiânia com 26,3%; Sandes Júnior (PP) tem 11,3%
Rafhael Borges
Do UOL, em Goiânia
O prefeito Paulo Garcia (PT) lidera a pesquisa intenção de votos para a Prefeitura de Goiânia, segundo levantamento do instituto Serpes, divulgado nesta segunda-feira (18) e encomendado pelo jornal “O Popular”.
Garcia aparece com 26,3%, contra 23,5% registrado na pesquisa anterior, de 7 de maio. Em segundo vem o deputado federal Sandes Júnior (PP), com 11,3%. Em maio o parlamentar tinha 6,5%.
Sandes Júnior responde a processo disciplinar na Câmara dos Deputados por sua relação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O deputado classifica tudo como um “mal-entendido”.
A deputada estadual Isaura Lemos (PC do B), que ocupava a segunda colocação em maio, foi ultrapassada por Sandes Júnior, mesmo tendo crescido de 8,1% para 9,2%, e agora está em terceiro lugar.
Ela confirmou a candidatura no último sábado. Seu partido apoiava o grupo do atual prefeito, mas este ano decidiu lançar candidatura própria.
Efeito Cachoeira
A ligação de políticos de Goiás com Cachoeira já derrubou um dos principais postulantes ao cargo. O então escolhido do governador Marconi Perillo (PSDB), Leonardo Vilela (PSDB), que apareceu no levantamento na quarta posição com 5,2% --na última pesquisa ele estava em quinto, com 4%--, anunciou que não será candidato.
Segundo ele, não havia mais clima para a candidatura depois de ter sido flagrado em conversas com Carlinhos Cachoeira. Os tucanos ainda não definiram o novo nome.
O vereador Elias Vaz (PSOL), que tinha 4,5%, caiu para 3,7%, ficando com a quinta colocação. Ele enfrenta briga interna no partido para consolidar seu nome. A direção nacional da legenda quer que Vaz seja candidato, mas Gilberto Ricardi afirma que não vai desistir de concorrer, e aguarda decisão judicial.
O deputado federal Jovair Arantes (PTB) subiu de 0,3% para 2,5% e o deputado estadual Francisco Júnior (PSD) caiu de 2%, em maio, para 1,8%.
O deputado federal Armando Vergílio, também do PSD, e o deputado estadual Nilo Resende (DEM), que lançou sua pré-candidatura recentemente, aparecem, respectivamente, com 1% e 0,7%.
Espontânea
Garcia também lidera a pesquisa espontânea com 8,8% das intenções de voto. Os demais candidatos não atingiram 1%. Leonardo Vilela e Sandes Júnior com 0,7% e Isaura Lemos com 0,3%, mesmo índice de Nilo Resende. O nome do senador Demóstenes Torres (sem partido), que não é pré-candidato e sofre processo de cassação por causa de suas relações com Cachoeira, foi lembrado por 0,2% dos eleitores.
Os eleitores que não querem votar, ou pretendem anular o voto chega a 22,6%, contra 25,2 da pesquisa de maio. Os indecisos que eram 22,2% agora são 15,8%, e ainda não sabe quem escolher para ser o novo prefeito de Goiânia. Mas quando não são mostrados os nomes, 78,7% não sabe responder em quem votaria.
Sandes Júnior lidera, mais uma vez, a rejeição. Tem 37,1%, seguido por Elias Vaz com 28,8. Em Terceiro está Isaura Lemos com 27,3%.
A pesquisa Serpes/O Popular foi realizada entre os dias 12 e 15 de junho, ouviu 601 eleitores, tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número GO-00048/2012.
Análise dos candidatos
Líder na pesquisa, Garcia afirmou que o principal foco nesse momento é priorizar a conclusão das obras e projetos que irão assegurar melhor qualidade de vida para a população de Goiânia.
“Acreditamos que a consolidação da liderança nesta nova rodada da pesquisa Serpes/O Popular está diretamente ligada ao reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido pela atual administração”.
A deputada Isaura Lemos disse que recebe os números com alegria, pois está subindo. “Os números batem com os de pesquisas internas e revelam a minha posição. Não acredito que perdi uma posição, o que aconteceu foi o crescimento de outras opções ao prefeito atual”.
Segundo ela, Goiânia tem a cara da renovação, tem mania de mudar e isso favorece sua primeira disputa à prefeitura da capital. “Participai desde muito cedo de movimentos populares e estou muito bem aceita nas regiões mais afastadas da cidade”.
O segundo colocado, Sandes Júnior (PP) não comentou a pesquisa até a conclusão da reportagem.