Em Natal, campanha de Hermano na TV traz críticas a gestões de Carlos Eduardo

Elendrea Cavalcante

Do UOL, Natal

A disputa eleitoral no rádio e na TV mal começou e, entre as estratégias dos candidatos, começam a ser utilizados episódios e escândalos de gestões passadas.

O candidato a prefeito Hermano Morais (PMDB) aproveita os segundos de inserção na TV nesta quarta-feira (22) para lembrar os eleitores do desperdício de oito toneladas de remédios na gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), que também concorre às eleições deste ano e lidera as pesquisas com mais de 50% das intenções de voto.

Usando imagens das toneladas de remédios no lixão e lembrando os eleitores que o prejuízo à época foi de R$ 10 milhões, a inserção questiona quantas casas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) poderiam ser construídas em Natal com esta quantia.

Em outras duas inserções, Hermano aparece com imagens ao fundo dos bairros de Pajuçara e Igapó, ambos localizados na zona norte de Natal (área de periferia) e diz aos telespectadores que estas localidades estão esquecidas pelo poder público há 20 anos.

“Pajuçara está sem planejamento há 20 anos e é o bairro menos saneado de Natal”. E na outra diz: “O Igapó está abandonado e precisa de ações. Quando eu for prefeito, vou dar atenção às pessoas que moram neste bairro, cuidar dele e estender esta atenção para outras localidades de Natal”.

Em outra inserção, porém de autoria não revelada, a propaganda faz uma relação entre Carlos Eduardo e a atual prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), resgatando a trajetória política dos dois até o rompimento, insinuando, apesar de não estarem mais juntos no poder, a ideia de “continuidade de governo”.

Carlos Eduardo, por sua vez, preferiu aproveitar o tempo desta quarta-feira nas inserções mostrando o depoimento de pessoas que aprovaram sua gestão como prefeito de Natal, no período de 2002 a 2008.

Moradores de bairros da periferia da cidade lembram serviços de urbanização, drenagem e calçamento desenvolvidos próximos a suas casas durante a gestão de Carlos Eduardo e garantem, pelo menos na TV, voto ao candidato do PDT. 

Em outra inserção, comunitários afirmam que Carlos Eduardo implantou quando prefeito políticas dentro dos bairros, como o orçamento participativo, o que deu mais vozes às comunidades e o direito de escolherem o que querem para seus bairros, de acordo com suas necessidades.

Já Rogério Marinho aproveitou o tempo na TV para tentar um contato mais direto com seus eleitores, afirmando que seu plano de governo foi construído com base nas visitas realizadas pelos bairros de Natal e deixando um recado para a população. “Eu quero cuidar de Natal da mesma maneira que as pessoas cuidam das casas dela”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos