Datafolha: Ducci e Ratinho Jr. têm 27% e Fruet, 20%

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

O prefeito e candidato a reeleição Luciano Ducci (PSB) e o deputado federal Ratinho Jr. (PSC) dividem a liderança na disputa pela Prefeitura de Curitiba, aponta nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (29).

Em relação ao levantamento anterior do instituto, Ducci subiu quatro pontos percentuais e agora tem 27% das intenções de voto. Ratinho Jr., filho do apresentador do SBT, manteve os mesmos 27% que já tinha na pesquisa divulgada em julho.

Gustavo Fruet (PDT), que há cerca de um mês aparecia tecnicamente empatado com Ducci e Ratinho há um mês, perdeu três pontos percentuais e aparece agora com 20% das intenções de voto. 

A oscilação de Fruet está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais ou menos. Mas, pela primeira vez, a diferença entre ele e Ratinho e Ducci --que pode variar de quatro a 11 pontos--, é superior à possibilidade de erro estatístico.

O quarto colocado é Rafael Greca (PMDB). Ele foi citado por 8% dos entrevistados, dois pontos a menos do que no levantamento anterior do Datafolha. Bruno Meirinho (PSOL) e Carlos Moraes (PRTB, com a candidatura pendente no TSE), tiveram 1% das intenções de voto cada.

Avanilson Araújo (PSTU) e Alzimara Bacellar (PPL) não pontuaram. Oito por cento dos entrevistados responderam que votariam em branco ou anulariam o voto, e outros 8% não souberam responder à pesquisa.

A pesquisa Datafolha, contratada por Empresa Folha da Manhã S/A e Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A e registrada na Justiça Eleitoral sob o número PR-00085/2012, ouviu 832 eleitores nesta terça e quarta-feira (28 e 29).

Rejeição

O Datafolha também mediu a rejeição dos candidatos. Entre os três mais citados nas pesquisas, Luciano Ducci lidera. O prefeito e candidato a reeleição não teria o voto de 21% dos entrevistados pelo Datafolha. Em seguida, vêm Ratinho Jr., com 18%, e Gustavo Fruet, com 10%.

Rafael Greca, quarta colocado na preferência do eleitorado curitibano, lidera neste quesito: 28% dos eleitores ouvidos na pesquisa disseram que não votariam nele para prefeito.

Ducci fala em experiência, Ratinho Jr. aponta campanha na TV e Fruet pede cautela

“Nosso crescimento mostra que a população está comparando nosso trabalho, nossa experiência e nosso time com os dos demais candidatos.  É uma tendência clara que deve ficar ainda mais forte na medida que percorremos a cidade, conversamos com as pessoas e mostramos nossas obras e propostas, que são as melhores para Curitiba”, informou Ducci, por meio de nota.

Ratinho Jr. afirma que campanha na TV explica desempenho. “Entendo que, com o início do horário eleitoral, as pessoas passam a prestar mais atenção nas eleições e nas propostas de cada candidato. A população de Curitiba está aceitando muito bem o nosso projeto e percebe que estou preparado. E isto tem nos mantido em primeiro lugar nas pesquisas. É o reflexo de uma campanha positiva e propositiva, voltada para atender aos anseios da população”, falou Ratinho Jr., via nota oficial.

“Temos pela frente mais 38 dias de campanha até 7 de outubro, dia da eleição. As pesquisas são importantes, porém ainda devem ser analisadas com cautela neste momento da campanha”, argumentou Fruet, também em comunicado emitido pela assessoria da campanha.

Outras pesquisas

Levantamento anterior do Datafolha, divulgado no final de julho, mostrou Ratinho Jr. com 27% das intenções de voto, seguido de Fruet e Ducci com 23% cada.

Como a margem de erro era de três pontos percentuais para mais ou menos, os três estavam tecnicamente empatados. Em seguida, aparecia Greca, com 10%. Os outros candidatos não chegaram a 1% das intenções de voto.

Em julho, o Datafolha ouviu 832 eleitores entre os dias 19 e 20, e registrou a pesquisa na Justiça Eleitoral sob o número PR-00017/2012.

Na última pesquisa divulgada pelo Ibope, no último dia 24, Ratinho Jr. tinha 27% das intenções de voto, Ducci, 23%, e Gustavo, 21%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou menos, havia empate técnico.

Na Justiça, Ducci barra Vox Populi

A coligação de Luciano Ducci conseguiu barrar na Justiça a divulgação de pesquisa eleitoral feita pelo instituto Vox Populi sob encomenda da "Band TV".

A coligação alegou que não houve divulgação da composição do plano amostral da pesquisa, que é a ponderação entre o número de eleitores entrevistados nos diferentes estratos de idade, renda, sexo e bairro, e sua correspondência com o número total de eleitores da cidade.

A especificação do plano amostral é uma exigência da legislação eleitoral brasileira.

Os três principais candidatos oscilaram dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior do Ibope, pulicado em 10 de agosto. Ratinho Jr. subiu quatro pontos percentuais --aparecia com 23% na pesquisa divulgada em 10 de agosto.

Luciano Ducci perdeu dois pontos --tinha 25% há duas semanas. Gustavo Fruet caiu três pontos percentuais --foi citado por 24% dos eleitores no último dia 10. Rafael Greca manteve os mesmos 6% nas duas pesquisas.

Leia mais sobre as eleições em Curitiba clicando aqui.

UOL Cursos Online

Todos os cursos