Na TV, Garotinho ataca Paes por "apoiar formação da família gay"
Hanrrikson de Andrade
Do UOL, no Rio
A campanha do candidato do DEM à Prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, exibiu no horário político desta sexta-feira (14) depoimento do ex-governador Anthony Garotinho (PR) em que ataca o prefeito da cidade e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB). Garotinho afirmou que o peemedebista "apoia a formação da família gay" e "depois corre para as igrejas evangélicas", sustentando a tese de que o atual gestor do município tenta "agradar a todo mundo" para conseguir votos.
O ex-governador afirmou não ter preconceito em relação aos gays, mas faz a seguinte observação: "Tem gente que concorda e gosta. Tem gente que detesta. E é assim mesmo".
Garotinho, cuja filha Clarissa Garotinho (PR) é vice na chapa de Rodrigo Maia, reconheceu que expor na TV a sua opinião sobre o tema, no horário nobre, faria com que muitas pessoas o criticassem. "Eu sei que vão cair de pau em mim", disse.
Garotinho é ex-pupilo de Leonel Brizola e é considerado no cenário político do Rio de Janeiro como uma liderança evangélica, pois sempre manifestou publicamente a sua opção religiosa. Ele, que governou o Estado do Rio entre 1999 e 2002, hoje é aliado de um antigo desafeto, o ex-prefeito César Maia (DEM), pai de Rodrigo Maia.
O discurso
"Eu sei que esse assunto é delicado, mas ele tem que ser enfrentado. O prefeito vai na passeata gay, apoia a formação da família gay. Usa dinheiro público vendendo o Rio como a capital mundial do turismo gay. E depois vai para as igrejas evangélicas e diz: Glória a Deus! Aleluia! Isso é fingimento. É hipocrisia".
"A quem o Eduardo Paes quer enganar? Vale tudo para ganhar voto? Olha, eu sei que vão cair de pau em mim. Mas não tem problema, eu nunca neguei a minha fé. O que não pode é a gente sair por aí vendendo os princípios do evangelho".
"Eu não sou preconceituoso. Eu tenho posição. Tem gente que concorda e gosta. Tem gente que detesta. E é assim mesmo. Mas o pior político é aquele que quer agradar a todo mundo".
Repercussão
As declarações de Garotinho provocaram grande repercussão entre os usuários de redes sociais. No Twitter, alguns usuários possivelmente evangélicos manifestaram apoio ao ex-governador, mas a maioria dos internautas reprovou o discurso do deputado federal do PR.
"Garotinho se achando superior porque vai na igreja em vez de ir na passeata gay", afirmou uma usuária identificada como Jana. "Chocada com o Garotinho desmerecendo os gays na TV,e no final disse que não tem preconceito", disse a internauta Camila Rissato.
Leia mais sobre as eleições no Rio de Janeiro clicando aqui.