PT de Fortaleza vai tentar trazer Lula para participar da campanha no segundo turno

Aliny Gama

Do UOL, em Fortaleza

  • Jarbas Oliveira/UOL

    O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, votou na Assembleia Legislativa do Ceará

    O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas, votou na Assembleia Legislativa do Ceará

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), disse neste domingo (7) que vai se articular para trazer o ex-presidente Lula para participar da campanha de Elmano de Freitas (PT) no segundo turno das eleições municipais contra Roberto Claudio (PSB). De acordo com as últimas pesquisas, PT e PSB estão empatados na disputa à prefeitura da capital cearense e devem ir para o segundo turno.

Após tomar café da manhã com dirigentes do PT, a atual prefeita afirmou que vai participar de reuniões nacionais com o partido para garantir a participação de Lula na campanha de Freitas. "Se Lula vier, ótimo para nós, porque será uma força a mais para o Elmano. Fui convidada pelo presidente Rui Falcão para uma reunião em que o PT vai conversar com representantes e todos os candidatos para o segundo turno nas capitais brasileiras", afirmou. Na quarta-feira (10) haverá uma reunião no diretório nacional do partido para definir a participação de Lula, disse a petista.

Apesar de não querer dar como certo seu ingresso para o segundo turno, Elmano de Freitas aposta na vinda de Lula para a capital cearense. "O companheiro Lula vir a Fortaleza é uma combinação definida desde o 1º turno, mas ainda não ocorreu por motivos de doença dele. No segundo turno iremos trabalhar para trazê-lo, mas não temos data definida", afirmou Freitas.

O candidato do PT disse não estar pensando nas articulações para o segundo turno por considerar "desrespeitoso pedir apoio hoje numa situação de disputa que não está definida". Freitas afirmou que pedirá reuniões a partir de amanhã com pessoas ligadas a outros partidos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos