Campanha de Serra desenvolve jogo para Facebook que usa Haddad, Maluf e Dirceu como bombas para destruir São Paulo
Raquel Camargo
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução
Site da campanha de José Serra divulga jogo, inspirado em "Angry Birds", que satiriza Fernando Haddad
A campanha de José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, desenvolveu e divulgou no site oficial do tucano um aplicativo para o Facebook chamado "Angry Haddad", que associa o candidato do PT, Fernando Haddad, ao deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e ao ex-ministro José Dirceu.
A sátira que ataca Haddad foi inspirada em "Angry Birds", um dos mais populares jogos para smartphones e tablets.
Na versão desenvolvida pela campanha de Serra, os passarinhos --que são usados como bombas pelo internauta, como no jogo original-- têm traços que lembram o próprio Haddad, Maluf e Dirceu.
No jogo tucano, o alvo das bombas é a cidade de São Paulo. Logo no início, o internauta recebe uma instrução para usar "os bonecos do Haddad, do Maluf e de Zé Dirceu para arrasar a cidade".
Os personagens são disparados de um canhão contra uma unidade da AMA (Assistência Médica Ambulatorial), contra uma estação do Metrô, contra uma escola técnica e contra uma unidade de atendimento da Rede Lucy Montoro --todos os alvos são bandeiras da campanha de Serra na disputa eleitoral.
Ao final da partida, o aplicativo exibe um texto contra o candidato petista.
O jogo reforça dois dos principais focos de ataque da campanha do tucano contra seu rival petista: o fato de Haddad ser do mesmo partido de Dirceu, que foi condenado por corrupção ativa no julgamento do mensalão; e o apoio de Maluf, rival histórico do PT na capital paulista, à candidatura de Haddad.
Procurada, a campanha de Serra informou que o jogo é "autoexplicativo". Já a campanha de Haddad respondeu que não irá comentar o jogo.