Ibope: Em Mato Grosso, Pedro Taques tem 43%, Lúdio, 16%, e Riva, 13%
Do UOL, em São Paulo
O senador Pedro Taques (PDT) lidera a corrida eleitoral pelo governo do Estado de Mato Grosso, com 43% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (4).
Ele é seguido por Lúdio Cabral (PT), com 16%, e pelo deputado estadual José Riva (PSD), que tem 13% das intenções de voto, apesar de ter sua candidatura indeferida pelo TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral) por ser considerado ficha-suja. Sua candidatura é mantida até que seja julgado recurso de Riva no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Lúdio Cabral e José Riva estão empatados tecnicamente, no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento divulgado nesta quinta mostra uma consolidação da liderança do pedetista. Na última pesquisa feita pelo instituto, entre os dias 3 e 5 de agosto, Pedro Taques tinha 36%, enquanto Lúdio Cabral tinha 14% e José Riva tinha 13%.
O Ibope fez também duas simulações de segundo turno. Na primeira, Taques venceria Cabral por 50% a 20%. Já se a disputa fosse entre o pedetista e José Riva, Taques venceria por 52% a 17%. Brancos/nulos representam 9% das intenções e 22% não sabiam ou não responderam.
A pesquisa foi encomendada pela TV Centro América e realizada entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro. Foram entrevistados 812 eleitores em 39 municípios do Estado. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o número MT-00074/2014.
Rejeição
O instituto também perguntou aos entrevistados em qual candidato eles não votariam de jeito nenhum. A maior rejeição é do deputado José Riva, que tem 37%. Na sequência aparecem José Marcondes Muvuca (20%), Dr. José Roberto (13%), Pedro Taques (8%) e Lúdio Cabral (8%). Riva responde a mais de 100 processos na Justiça por crimes como lavagem de dinheiro e corrupção ativa. Em maio, foi preso pela Polícia Federal e passou três dias confinado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
Avaliação do governador
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação ao governo Silval Barbosa. Segundo o Ibope, 17% disseram que a administração dele é "ótima ou boa". Outros 39% afirmaram que ela é regular. Os que dizem que é "ruim ou péssima" somam 37%. Não souberam ou não responderam, 7%.
Veja também
- Gilmar diz que suspeita de fraude em eleição de 2014 é lenda urbana
- Facebook diz 'esperar tomar medidas' contra perfis falsos no Brasil antes das eleições de 2018
- Exclusivo: investigação revela exército de perfis falsos usados para influenciar eleições no Brasil
- 'Puxadores' de voto rendem R$ 390 milhões a seus partidos