Justiça Eleitoral de Roraima começa testes com urnas eletrônicas nesta 5ª
Do UOL, em São Paulo
A Justiça Eleitoral de Roraima inicia nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, no sede do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima), os procedimentos de geração de mídias, carga e lacre das 1.310 urnas eletrônicas disponibilizadas para as eleições gerais de 2014. De acordo com o calendário, as primeiras atividades serão realizadas em 76 urnas eletrônicas da 7ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios do Amajari, Pacaraima e Uiramutã.
Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Hermenegildo D'Ávila, dar carga significa transferir para as urnas os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores.
"Em seguida, os técnicos fazem os testes de funcionamento da urna, como a verificação do som, impressora, teclado e microterminal. Após essa fase, eles colocam os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelo juiz eleitoral, promotor e representantes de partidos e coligações, que estão presentes em todo o processo", comentou.
D'Ávila ressaltou que os técnicos executam todos os procedimentos com atenção redobrada. "É um serviço criterioso e de fundamental importância porque não pode haver erros. O número da seção, a data e hora devem ser informados corretamente à urna eletrônica para que não ocorram imprevistos no decorrer da eleição", disse.
Nesta sexta-feira (19), a partir das 8h, os mesmos procedimentos serão realizados em 50 urnas da 2ª zona, localizada em Caracaraí, e em 64 urnas da 6ª zona, que compreende os municípios de Mucajaí e Iracema. A geração de mídia, carga e lacre das 130 urnas da 3ª zona, que abrange os municípios de Alto Alegre, Bonfim, Cantá e Normandia, ocorrerão no dia 22, a partir das 8h.
Na 4ª zona, pertencente aos municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá, os procedimentos serão realizados no próximo dia 23, também a partir das 8h, em 63 urnas eletrônicas. Na 8ª zona, o procedimento ocorrerá no mesmo dia, a partir das 14h, em 60 urnas.
Na capital Boa Vista, na quarta-feira (24), ocorre a geração de mídia de 207 urnas da 1ª zona eleitoral, a partir das 8h, e 410 urnas da 5ª, a partir das 14h. No dia 25, as urnas da 1ª zona receberão carga e serão lacradas, e no dia 26, será a vez das urnas da 5ª zona passarem pelo mesmo procedimento. Em Roraima, existem 1.310 urnas no total, sendo 250 de contingência (reserva).