Topo

Descartado como vice, Mourão diz que jamais concorreria contra Bolsonaro

25 out. 2021 - O vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente Jair Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília - Mateus Bonomi/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo
25 out. 2021 - O vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente Jair Bolsonaro durante evento no Palácio do Planalto, em Brasília Imagem: Mateus Bonomi/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

22/02/2022 19h44

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) negou que vá concorrer à Presidência nas eleições deste ano. O nome dele foi cotado como possibilidade para representar a terceira via, mas Mourão disse que isso seria "desleal" ao chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

"Jamais concorreria contra o Bolsonaro. Entendeu? Isso seria, dentro da minha visão, absurdamente desleal", falou ao site O Antagonista.

Na entrevista, Mourão reforçou que apoiará o atual presidente para uma possível reeleição em outubro: "Estou com o presidente Bolsonaro [...] Vou apoiá-lo nesse processo".

A aliança do vice-presidente com o atual mandatário segue firme, apesar de Mourão já ter sido descartado como parte da chapa de Bolsonaro, caso ele confirme sua candidatura para a Presidência este ano.

Mourão disse que o espaço de vice de Bolsonaro "está em aberto" e que "algumas coisas indicam que poderia ser o ministro [da Defesa] Braga Netto, mas também pode ser que o presidente opte por alguém do meio político".

Mudança de cargo e partido

Segundo o vice-presidente, "tudo indica" que ele irá se candidatar a uma vaga no Senado pelo Republicanos, se filiando em seu estado de origem, o Rio Grande do Sul.

Perguntado se Bolsonaro sentiu ciúmes das mudanças de Mourão, o vice afirmou que é "até bobagem" especular isso. Pelo lado dele, o afastamento político com o chefe do Executivo foi "uma construção".

Vi que o presidente não ficava muito satisfeito com algumas das minhas visões e isso foi evoluindo até que, a partir ali do final do ano passado, ficou muito claro para mim que eu não estava mais nos planos dele

O vice, de 68 anos, afirmou não ter ficado chateado com isso e disse que, na idade dele, não há sentido em "se frustrar por pequenas coisas".