Huck apoia filiação de Alckmin ao PV, diz presidente do partido
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se reuniu hoje (11) com o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, para discutir a possibilidade de se filiar ao partido para as eleições deste ano. O encontro ocorreu na sede do PV, em São Paulo.
Ao UOL, Penna disse que saiu entusiasmado do encontro, que ocorreu após o PSB desistir da federação com PT, PV e PCdoB. Alckmin é cotado para ser vice na chapa do ex-presidente Lula e já vinha mantendo conversas com o PV para o caso de as negociações entre PSB e PT não avançarem.
"Acho que voltamos a ter fortes chances", disse Penna após deixar a reunião.
Segundo Penna, uma possível filiação ao partido é endossada pelo apoio do apresentador Luciano Huck que, diz o presidente do partido, tem defendido a aproximação de Alckmin com a sigla.
"Alckmin me contou que no ciclo de relações dele muita gente apoia a sua vinda para o PV. Disse que o Luciano Huck ficou entusiasmado com a perspectiva dele vir para cá e que fez até campanha", relatou.
Outro fator que, na visão do presidente do PV, pode ter contribuído para o avanço da conversa foi o fato de Gilberto Kassab (PSD) articular para a candidatura de Eduardo Leite (PSDB) à Presidência em 2022.
"Acho que ele tinha esperança de que Kassab viesse para a campanha de Lula, mas o Kassab já decidiu pela candidatura do Eduardo Leite."
Estavam na reunião, além de Alckmin e Penna, o presidente estadual do partido, Marcos Belizário e a Secretária de Organização, Regina Gonçalves.
"Alckmin gosta de vir aqui, diz que o café é bom e de qualidade", brincou Penna, em referência ao hábito do ex-governador de sempre reservar um momento para tomar um café.
Caso o ex-governador se decida pelo PV, Penna prometeu "uma grande festa" para celebrar a filiação.
"Seria uma adesão muito importante para nós, que sempre estivemos juntos", resume.
Filiação ao PSB Na segunda-feira (7), o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que a filiação de Alckmin ao partido estava "praticamente selada" e que os detalhes haviam sido ajustados em um encontro entre os dois, João Campos (prefeito do Recife), Jonas Donizete (ex-prefeito de Campinas) e Márcio França (ex-governador de SP).
Mais tarde, Alckmin declarou, no Twitter, que embora a reunião tenha sido "muito produtiva", ele ainda continuava em conversas com outros partidos. Ao fim da mensagem, disse que só definirá a filiação partidária na semana que vem.
Dois dias depois, foi divulgada a decisão do PSB de não integrar a federação com PT, PV e PCdoB. A sigla, no entanto, afirma que deve manter a coligação com os partidos na eleição presidencial e mesmo em alguns pleitos estaduais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.