Topo

Genial/Quaest: 70% dizem que Doria não merece reeleição ao governo de SP

29.nov.2021 - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
29.nov.2021 - O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva Imagem: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/03/2022 12h06Atualizada em 17/03/2022 12h38

Pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje mostra que, para 70% dos eleitores de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) não merece ser reeleito para o Palácio dos Bandeirantes, caso desista da corrida presidencial. Segundo o levantamento, 28% dos entrevistados disseram que ele merece uma segunda chance à frente do governo paulista, enquanto 3% não responderam ou não souberam responder.

O tucano venceu as prévias do PSDB para entrar, de fato, na disputa do Palácio do Planalto, ao desbancar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que agora é sondado pelo PSD, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Esta foi a primeira pesquisa da Genial/Quaest a avaliar o governo Doria. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram ouvidas 1.640 pessoas com 16 anos ou mais face a face entre os dias 11 e 14 de março. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-03634-2022.

O levantamento também fez a sondagem para a disputa do Palácio dos Bandeirantes, na qual o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) aparece à frente, e para a corrida paulista ao Senado, liderada pelo apresentador José Luiz Datena.

Avaliação do governo Doria

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual é a avaliação deles sobre a gestão de Doria em São Paulo. O resultado mostra que 46% dos paulistas tem avaliação negativa do governo, enquanto os que avaliam como positivo são 17%. Avaliaram como regular 34% dos entrevistados.

Para 48% das pessoas ouvidas, o governo foi pior do que elas esperavam, enquanto 12% consideram que foi melhor. Outros 39% disseram que não foi nem melhor, nem pior.

O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente e em outros estados. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos sobre as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.