Topo

PSDB e União anunciam Datena como candidato ao Senado na chapa de Garcia

Apresentador concorrerá a vaga no Senado na chapa do pré-candidato a governador do PSDB - Reprodução
Apresentador concorrerá a vaga no Senado na chapa do pré-candidato a governador do PSDB Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 14h52Atualizada em 24/03/2022 15h09

O PSDB e o União Brasil anunciaram hoje, em nota conjunta, que o apresentador José Luiz Datena vai concorrer ao Senado nas eleições deste ano, na chapa do pré-candidato tucano ao governo de São Paulo, Rodrigo Garcia.

"Datena possui a indignação e a sensibilidade necessárias para defender os interesses de São Paulo no Senado Federal. Sua disposição em servir aos paulistas engrandece a nossa coligação", diz o comunicado, assinado pelos presidentes nacionais e estaduais dos dois partidos.

Garcia compartilhou a nota nas redes sociais e agradeceu o apoio do partido aliado.

Pesquisa Genial/Quaest com eleitores de São Paulo divulgada na semana passada mostrou Datena na liderança das intenções de voto para o Senado, seguido pelo ex-governador Márcio França (PSB) e o ex-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf (MDB).

Desde 1992, Datena já foi filiado a diversos partidos, entre ele o PT, o PP, o DEM e o MDB. Ele também foi convidado pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, convidou o apresentador para ser vice de Ciro Gomes na disputa à Presidência da República.

Ao longo deste ano, o apresentador deu sinais claros de que deseja participar das eleições em 2022 e é ainda visto como um "curinga" para diversos grupos políticos. Ele já cogitou disputar outros pleitos (como a Prefeitura da capital paulista no ano retrasado), mas não levou a ideia adiante.

Mais recentemente, debateu uma eventual aliança com o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas, que deve representar o projeto bolsonarista na corrida paulista. Hoje, Datena é filiado ao PSD, e afirmou, em janeiro, durante participação no programa do apresentador Fausto Silva, que quer mesmo concorrer ao Senado.

*Com Estadão Conteúdo