Vídeo de Ciro questiona honestidade de Bolsonaro e diz que Lula envelheceu
A campanha do pré-candidato Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República lançou hoje uma propaganda com o seguinte mote: "Tá em dúvida? Tá na hora de você olhar pro Ciro", visando eleitores que ainda têm dúvidas sobre os pré-candidatos ao Palácio do Planalto.
Os vídeos publicados miram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), os mais bem colocados em diferentes pesquisas.
Com pouco mais de um minuto de duração, o vídeo exibe imagens de Bolsonaro e de seus filhos e questiona os eleitores se eles ainda acreditam que o presidente, candidato à reeleição, é honesto, sabe governar, cuida dos pobres, e respeita Deus e a família.
A gravação mostra declarações de Bolsonaro, como quando ele disse que o Brasil precisava deixar de ser um "país de maricas", em novembro de 2020, ao falar sobre o enfrentamento da covid-19. Em outro momento, o vídeo mostra Bolsonaro gargalhando ao dizer que estava com covid-19 ao falar com apoiadores.
Na parte direcionada a Lula, o locutor também questiona eventuais dúvidas dos eleitores em relação ao seu candidato e diz que "não é só a cara, a voz ou os gestos dele que envelheceram", mas também suas ideias. Lula tem 76 anos. O conteúdo mostra uma declaração do ex-presidente dizendo que imagina que Deus é petista.
O narrador da peça da campanha diz que não está falando mal do ex-presidente, nem o criticando, mas pedindo que o eleitor "olhe para Ciro" e o considere como uma opção.
A campanha de Ciro conta com o marqueteiro João Santana, que já contribuiu em vitórias eleitorais de Lula e Dilma Rousseff (PT) e chegou a ser condenado em primeira instância por lavagem de dinheiro pelo então juiz Sergio Moro, no âmbito da operação Lava Jato.
Ao apresentar os vídeos, o pedetista diz que em suas conversas e nas pesquisas qualitativas percebe as dúvidas dos eleitores e que a propaganda tem como intuito "ajudar a pensar".
Pesquisa Ipespe divulgada na semana passada mostra Lula liderando, com 44% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 30%. Ciro aparece com 9%, empatado tecnicamente, dentro da margem de erro, com o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que tem 3%. O levantamento não incluiu o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil).
Já uma sondagem realizada pela Paraná Pesquisas e também divulgada na semana passada mostra Lula com 40%; Bolsonaro, 32,7%; Moro, 7,1%; e Ciro, 5,4%.
Levantamento da Quaest Consultoria aponta Ciro com 6% das intenções de voto, num cenário sem Moro. Já Lula e Bolsonaro somam 45% e 31% das intenções de voto, respectivamente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.