Topo

Lula posta receita de ensopado com chuchu feito por Astrid e Zeca Camargo

Ex-presidente Lula (PT) e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), no evento que oficializou o apoio do PSB à pré-candidatura petista à presidência, com o ex-tucano como vice - STRINGER/REUTERS
Ex-presidente Lula (PT) e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), no evento que oficializou o apoio do PSB à pré-candidatura petista à presidência, com o ex-tucano como vice Imagem: STRINGER/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

10/05/2022 13h44Atualizada em 11/05/2022 16h17

Após compartilhar uma receita de risoto de lula com chuchu, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a brincar e repostou, nas redes sociais, o vídeo de um ensopado feito por Astrid Fontenelle e Zeca Camargo.

Receitas misturando os dois ingredientes começaram a aparecer na internet após o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) afirmar que "lula é um prato que cai bem com chuchu" durante o lançamento da chapa Lula-Alckmin.

Picolé de chuchu é um apelido atribuído a Alckmin, ex-adversário de Lula. Em 2014, o pestista chegou a dizer que não era à toa que o ex-governador tem esse apelido, "porque é uma coisa insossa, como comida sem sal".

O colunista José Simão, que popularizou a alcunha "Picolé de Chuchu" durante as eleições de 2002 para o governo de São Paulo, também estava presente no jantar de Astrid e Zeca Camargo.

No sábado, em vídeo no evento de lançamento da chapa, Alckmin disse que "lula com chuchu" deve se tornar um hit da culinária brasileira. Lula, por sua vez, disse que esse será o prato "da moda".

Lula e chuchu acho que vai ser o prato predileto em todo o ano de 2022. Esse prato se tornará o da moda no Palácio do Planalto a partir das eleições.
Lula no evento de lançamento de sua pré-candidatura

Petistas avaliam que a chapa precisa melhorar a presença de Lula nas redes sociais. Neste ano, o partido dedicou um andar inteiro do seu prédio em Brasília para operação multimídia, com foco especial em comunicação digital.

Alckmin usa apelido para se popularizar na internet

O apelido de "Picolé de chuchu" seguiu Alckmin por toda sua carreira política e foi sempre tema de discurso de seus adversários. Em 2018, em entrevista ao BH News, ele declarou que isso não o incomoda.

No início deste ano, Geraldo Alckmin reconheceu o apelido de "chuchu" em uma publicação no Twitter, quando aderiu a uma corrente viral sobre outros nomes pelos quais também é conhecido.

Isso faz parte de uma estratégia para tentar popularizar a figura do ex-governador paulista nas mídias sociais. Ele tem usado mais humor nos posts.