Topo

Governo de MG: UOL e Folha sabatinam à tarde Marcus Pestana (PSDB)

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

12/05/2022 04h00Atualizada em 12/05/2022 14h20

Hoje (12), às 16h, o UOL, em parceria com a Folha de S.Paulo, sabatina o pré-candidato ao governo de Minas Gerais Marcus Pestana (PSDB). Mais cedo, às 10h, é a vez de Miguel Corrêa (PDT).

A entrevista acontece ao vivo, durante uma hora, e tem transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha. Os entrevistadores serão a apresentadora Fabíola Cidral, o colunista do UOL Alberto Bombig e a repórter da Folha Carolina Linhares.

O atual governador, Romeu Zema (Novo), declinou do convite. Segundo sua assessoria de imprensa, procurada diversas vezes para que ele participasse, "nossa liderança e assessoria continua(m) achando que não é momento para participar. Agradeço pela oportunidade".

Se houver segundo turno, as sabatinas serão realizadas na semana de 10 a 14 de outubro. As datas foram decididas em reunião com as campanhas, na qual foram aceitas as regras das sabatinas.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada em março, Zema está à frente, com 34% de intenções de voto. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), fica em segundo lugar, com 21%.

Em seguida, quatro candidatos ficam em empate técnico, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. André Janones (Avante), com 7%; Cleitinho Azevedo (Cidadania), tem 6%; Carlos Viana (PL), 5%; e Vittorio Medioli (PSD) tem 2%.

Daniel Sucupira (PT) e Miguel Corrêa (PDT) têm 1% cada um. Os dois candidatos empatam tecnicamente com Cleitinho Azevedo, Carlos Viana e Vittorio Medioli, mas não alcançam André Janones. Lorene Figueiredo e Marcus Pestana não aparecem no questionário.

Calendário das sabatinas em MG

  • Miguel Corrêa (PDT) - 12/5 - 10h
  • Marcus Pestana (PSDB) - 12/5 - 16h
  • Carlos Viana (PL) - 13/5 - 10h

Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.