Topo

Corrêa, pré-candidato em MG: Ciro tem condições de conquistar eleitorado

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/05/2022 10h41

Miguel Corrêa, pré-candidato do PDT ao governo de Minas Gerais, reafirmou que apoia Ciro Gomes (PDT) para as eleições presidenciais, acrescentando que o ex-governador do Ceará é alguém que chega de forma competitiva ao pleito.

"Ele [Ciro] tem todas as condições —e isso não significa que ele seja um favorito— de conquistar [as eleições]", disse Corrêa em sabatina com os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais, promovida pelo UOL em parceria com a Folha de S.Paulo.

Sobre declarações elogiosas ao pré-candidato presidencial Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Corrêa, que já integrou as fileiras do PT, disse que respeita a história do ex-presidente, embora discorde de atitudes da legenda em relação a pleitos estaduais.

"Eu não vou desrespeitar e nem desacreditar a minha trajetória e relações que construí", pontuou. "Optei meu caminho por um partido progressista, que defende uma candidatura fora desse bloco de disputa e quer apresentar novas ideias e programas", acrescentou.

"Quando você está em um projeto, em todos os cenários é fundamental que você tenha um plano B. Agora, nesse plano B cabe estratégia, e a nossa posição central é que vamos com Ciro, e que ele vai para o segundo turno. Temos compreensão de que, indo para o segundo turno, essa esquerda apoiará o Ciro."

A sabatina acontece ao vivo e tem transmissão pela internet, nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha. A apresentadora Fabíola Cidral, o colunista Alberto Bombig, do UOL, e a repórter Carolina Linhares, da Folha, comandam a entrevista.

Sabatinas UOL/Folha

O atual governador, Romeu Zema (Novo), declinou do convite. Segundo a assessoria de imprensa do pré-candidato à reeleição, procurada diversas vezes para que ele participasse, a avaliação feita é de que "não é momento para participar" de sabatinas..

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada em março, Zema está à frente na corrida eleitoral em Minas, com 34% de intenções de voto. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), fica em segundo lugar, com 21%.

Em seguida, quatro candidatos ficam em empate técnico, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos: André Janones (Avante), com 7%; Cleitinho Azevedo (Cidadania), com 6%; Carlos Viana (MDB), com 5%; e Vittorio Medioli (PSD), com 2%.

Daniel Sucupira (PT) e Miguel Corrêa (PDT) têm 1% cada. Os dois candidatos empatam tecnicamente com Cleitinho Azevedo, Carlos Viana e Vittorio Medioli, mas não alcançam André Janones. Lorene Figueiredo não aparece no questionário.

Calendário das sabatinas em MG

  • Marcus Pestana (PSDB) - 12/5 - 16h
  • Carlos Viana (PL) - 13/5 - 10h