Sakamoto: Teste das urnas eletrônicas não vai convencer 'bolsonarismo raiz'
O colunista Leonardo Sakamoto afirmou nesta sexta-feira (13) que o resultado do teste das urnas eletrônicas não irá convencer os apoiadores mais ferrenhos do presidente Jair Bolsonaro (PL). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concluiu hoje a segunda rodada de testes de segurança nas urnas sem identificar fragilidades. A primeira etapa ocorreu no ano passado.
O chamado Teste de Confirmação foi realizado entre quarta (11) e hoje, e se trata da segunda etapa do Teste Público de Segurança, evento conduzido pelo tribunal para testar as urnas por meio de ataques simulados.
Em participação ao UOL News, Sakamoto lembrou que grandes empresas e governos de vários países do mundo fazem simulações para entender o que há de mais novo com relação a invasões, por exemplo, e assim, conseguir consertar.
O grande problema, porém, explicou, é que as teorias sobre a falta de segurança do processo eleitoral brasileiro feitas pelo chefe do Executivo são "extremamente irracionais".
"Essa notícia não importa para um grupo de pessoas, para o bolsonarismo raiz. Para eles, o fato não importa, porque eles acreditam que toda a fonte de verdade e vida emana da boca do presidente da República."
Conforme reportagem do UOL, em um dos resultados do teste, o tribunal informou que vai elaborar estudos para avaliar a possível redução da cabine de votação. A medida vai servir para aumentar a segurança contra a possibilidade de inserção de equipamentos externos ao aparelho de votação.
*Com informações de Paulo Roberto Netto, do UOL, em Brasília
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.