Datafolha: Lula tem 48% e vence em 1º turno; Bolsonaro tem 27%; Ciro, 7%
Pesquisa Datafolha contratada e divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral de 2022 para Presidência da República e venceria o pleito em primeiro turno. O petista aparece com 48% das intenções de voto.
Com 48%, Lula possui mais intenções de voto do que os demais pré-candidatos somados (40%) e, por isso, vence em primeiro turno. Levando em conta apenas os votos válidos (exclui-se votos nulos, brancos e não sabem), o petista chega a 54%, enquanto Bolsonaro alcança 30%.
Com todos os votos considerados — inclusive brancos, nulos e não sabem — o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 27% e Ciro Gomes aparece com 7%. Os demais atingem no máximo 2%. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, eles não alcançam os primeiros colocados.
Nesse cenário, sem a presença de João Doria (PSDB), que anunciou que não é mais pré-candidato na última segunda-feira (23), aparecem Andre Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2% cada um, e Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), com 1% das intenções. Já Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Não é possível comparar esta rodada da pesquisa Datafolha com a mais recente, de 24 de março, por conta da mudança dos candidatos incluídos para as perguntas estimuladas - quando os nomes são apresentados previamente aos entrevistados.
Desta vez aparecem General Santos Cruz (Podemos), Eymael (DC), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Luciano Bivar (União), que não estavam na pesquisa de março. A anterior ainda trazia nomes não incluídos agora. São eles: Sergio Moro (União) e Eduardo Leite (PSDB) - em um dos cenários.
A pesquisa Datafolha, contratada pela empresa Folha Da Manhã S.A., ouviu 2.556 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 26 de maio. As entrevistas foram feitas por abordagem pessoal, em pontos de fluxo populacional, em 181 cidades brasileiras de 25 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de até 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-05166/2022.
Confira o cenário principal:
- Lula (PT) - 48%
- Bolsonaro (PL) - 27%
- Ciro Gomes (PDT) - 7%
- André Janones (Avante) - 2%
- Simone Tebet (MDB) - 2%
- Pablo Marçal (Pros) - 1%
- Vera Lúcia (PSTU) -1%
- Brancos e nulos - 7%
- Não sabem - 4%
Pesquisa espontânea
- Lula (PT) - 38%
- Bolsonaro (PL) - 22%
- Outros - 3%
- Ciro Gomes (PDT) - 3%
- André Janones (Avante) -0%
- Brancos e nulos - 5%
- Não sabem - 29%
Cenários de segundo turno
A nova rodada do Datafolha também traz amostras de três cenários de segundo turno, incluindo os candidatos Lula (PT), Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT). O petista vence ambos. Já o confronto entre o atual presidente e o candidato do PDT tem um empate técnico.
Em comparação com a pesquisa anterior do mesmo instituto, Lula ampliou a diferença em relação a Bolsonaro. A disputa ficaria agora em 58% a 33% das intenções de voto. No levantamento anterior, o petista tinha 55% e o atual presidente 34%.
No confronto entre Lula e Ciro, a diferença é de 26 pontos percentuais a favor do petista, que venceria por 55% a 29%. A diferença é a mesma da pesquisa anterior, quando eles tinham, respectivamente, 54% e 28%.
Já quando é testado Bolsonaro contra Ciro, a diferença também aumenta em relação à pesquisa anterior. Agora, Ciro vence por 52% a 36%, quando antes ficava em 46% a 37%.
Cenário 1:
- Lula (PT) - 58%
- Jair Bolsonaro (PL) - 33%
- Brancos e nulos - 8%
- Não sabe - 1%
Cenário 2:
- Lula (PT) - 55%
- Ciro Gomes (PDT) - 29%
- Brancos e nulos - 15%
- Não sabe - 1%
Cenário 3:
- Ciro Gomes (PDT) - 52%
- Jair Bolsonaro (PL) - 36%
- Brancos e nulos - 10%
- Não sabe - 2%
O Datafolha é um instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S.Paulo. O instituto só realiza pesquisas eleitorais financiadas por grupos de comunicação. As pesquisas geralmente são feitas abordando entrevistados em pontos de grande fluxo de pessoas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.
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