Datafolha: Lula é a 2ª opção de voto para 20% dos eleitores de Bolsonaro
A pesquisa Datafolha contratada e divulgada ontem pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que, entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 20% consideram votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como segunda opção para Presidência. No caso dos eleitores do petista, 16% escolheriam Bolsonaro como segunda alternativa.
Os dados do Datafolha também mostram que 78% dos que declaram voto em Lula não cogitam trocar de candidato. O percentual é similar para eleitores do presidente Bolsonaro (75%).
Qual a segunda opção dos eleitores?
No caso dos eleitores de Lula que têm uma segunda opção, Bolsonaro não é o pré-candidato mais apontado:
- Ciro Gomes (PDT): 31%
- Jair Bolsonaro: 16%
- João Doria (PSDB): 10%
Apesar de ser citado, o ex-governador de São Paulo, João Doria, desistiu da corrida eleitoral nesta semana. O PSDB deve apoiar a pré-candidata do MDB, Simone Tebet.
Aqueles que declaram voto em Bolsonaro se dividem em quatro opções como segunda alternativa:
- Ciro Gomes: 21%
- Luiz Inácio Lula da Silva: 20%
- João Doria: 12%
- General Santos Cruz (Podemos): 7%
Entre os entrevistados do Datafolha, Ciro Gomes é o pré-candidato mais citado como plano B, chegando a 20%.
A pesquisa Datafolha, contratada pela empresa Folha Da Manhã S.A., ouviu 2.556 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 25 e 26 de maio. As entrevistas foram feitas por abordagem pessoal, em pontos de fluxo populacional, em 181 cidades brasileiras de 25 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de até 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-05166/2022.
Datafolha: Lula tem 48% e vence em 1º turno; Bolsonaro tem 27%
A pesquisa Datafolha divulgada ontem apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera a corrida eleitoral de 2022 para Presidência da República e venceria o pleito em primeiro turno. O petista aparece com 48% das intenções de voto.
Com 48%, Lula possui mais intenções de voto do que os demais pré-candidatos somados (40%) e, por isso, vence em primeiro turno. Levando em conta apenas os votos válidos (exclui-se votos nulos, brancos e não sabem), o petista chega a 54%, enquanto Bolsonaro alcança 30%.
Com todos os votos considerados — inclusive brancos, nulos e não sabem — o presidente Jair Bolsonaro tem 27% e Ciro Gomes aparece com 7%. Os demais atingem no máximo 2%. Como a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, eles não alcançam os primeiros colocados.
Nesse cenário, sem a presença de João Doria, que anunciou que não é mais pré-candidato, aparecem Andre Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2% cada um, e Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), com 1% das intenções. Já Felipe d'Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
Não é possível comparar esta rodada da pesquisa Datafolha com a mais recente, de 24 de março, por conta da mudança dos candidatos incluídos para as perguntas estimuladas - quando os nomes são apresentados previamente aos entrevistados.
Desta vez aparecem General Santos Cruz (Podemos), Eymael (DC), Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB) e Luciano Bivar (União), que não estavam na pesquisa de março. A anterior ainda trazia nomes não incluídos agora. São eles: Sergio Moro (União) e Eduardo Leite (PSDB) - em um dos cenários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.