Tales: Ipespe mostra que Lula pode vencer no 1º turno em caso de voto útil
O colunista do UOL Tales Faria avaliou hoje, durante sua participação no UOL News, que uma eventual decisão do eleitorado brasileiro pelo chamado "voto útil" poderá eleger o ex-presidente Lula (PT) ainda no primeiro turno das eleições presidenciais. O levantamento Ipespe divulgado hoje aponta Lula com 45% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 34% na pesquisa estimulada.
"Essa pesquisa mostra que continua valendo a hipótese de vitória de Lula no primeiro turno se houver o voto útil às vésperas das eleições", analisou Tales.
Faria também destacou que a decisão pelo voto útil pode prejudicar, sobretudo, o candidato Ciro Gomes (PDT). "O temor do Ciro é perder eleitores às vésperas da votação. Boa parte desses eleitores tendem a ir para o Lula e aí ele levaria ainda no primeiro turno (as eleições)".
O colunista do UOL acrescentou que vê Lula à frente de Bolsonaro porque o petista consegue se comunicar melhor com o eleitorado como um todo. "Lula trata um pouco melhor o eleitorado geral do que o Bolsonaro, que trata melhor o seu próprio eleitor do que os outros".
Por fim, Tales Faria ponderou que, como o dia das eleições está longe, o cenário pode mudar, sobretudo com um crescimento da candidata Simone Tebet (MDB), impulsionada pelo eleitorado feminino.
A pesquisa Ipespe divulgada hoje foi a primeira sem João Dória (PSDB), ex-governador de São Paulo. Além de Lula e Bolsonaro, aparecem na sequência Ciro Gomes, com 9% das intenções de voto e Simone Tebet com 3%. Em seguida aparecem André Janones (Avante), Vera Lucia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) com 1%. Leonardo Péricles (UP) e o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) foram citados, mas não chegaram a 1%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.