TRE-SP diz que foto de Tarcísio em ônibus é propaganda eleitoral antecipada
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) considerou como propaganda eleitoral antecipada as fotos do pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao lado do vereador e colega de partido Ralfi Silva, que deve pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, fixadas em ônibus que circulam Osasco. O Tribunal ordenou que o outdoor seja removido.
Na imagem, acompanhava a frase: "Bem-vindo, novo cidadão osasquense, Tarcísio de Freitas". A decisão, de caráter liminar, foi assinada pelo desembargador Sérgio Nascimento e prevê multa diária de R$ 1 mil se a publicidade não for retirada. Os penalizados seriam Tarcísio, Silva e a empresa Auto Viação Urubupungá.
A deliberação foi justificada pela foto trazer "dois pré-candidatos às eleições gerais de 2022, cuja intenção é a de promover a imagem pessoal de cada um, para que se tornem conhecidos dos munícipes e, possivelmente, obtenham votos dessa população nas eleições que se avizinha".
A propaganda eleitoral está autorizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apenas a partir de 16 de agosto deste ano.
A decisão de hoje atende a uma representação protocolada pelo PT, que possui candidato próprio ao pleito estadual de São Paulo: o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad.
Segundo levantamento divulgado em 30 de maio pela Paraná Pesquisas, Haddad lidera as intenções de voto, com 28,6%. Ele é seguido por Tarcísio e o ex-governador Márcio França (PSB) que estão tecnicamente empatados em segundo lugar, respectivamente com 17,9% e 17,7%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.