Topo

Raquel Lyra fala em polícia sucateada em PE e promete investimento

Allan Brito e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2022 11h18Atualizada em 09/06/2022 12h20

Raquel Lyra, pré-candidata ao governo de Pernambuco pelo PSDB, disse que a polícia do estado está "sucateada" e prometeu investimentos na área, durante sabatina promovida por UOL e Folha hoje.

"A tropa está desmotivada. As delegacias estão sucateadas, não só com teto caído, mas com falta de materiais de limpeza, de expediente, e cobrando o que não tem condições de entregar. A Delegacia da Mulher precisa ser interiorizada e funcionar nos finais de semana e à noite, com unidades móveis inclusive. Vou fazer o completamento das tropas da Polícia Militar, porque muita gente saiu. Temos 90% dos municípios cobertos com dupla de policiais fazendo ronda. Eles só chegam depois de seis a sete horas do crime acontecido", afirmou.

A pré-candidata também disse que falta transparência sobre segurança pública no atual governo de Pernambuco e criticou o programa Pacto pela Vida, criado em 2010 e mantido pelo atual governo de Paulo Câmara (PSB).

"Os indicadores do Pacto pela Vida estão errados, pois se deixa de investigar após 12 meses, porque não conta para bater meta. Crimes de 12 meses atrás não são investigados mais, na prática, porque não contam para bater meta. O que era uma política pública efetiva acabou virando coisa para tirar retrato", disse a pré-candidata, que também é delegada da Polícia Federal e ex-prefeita de Caruaru (PE). "A segurança pública precisa ser liderada pelo governador."

"A gente precisa iniciar um novo um programa integrado de combate à violência e de busca de prevenção social em Pernambuco. Nós fizemos isso em Caruaru com o Juntos pela Segurança. Reunimos mais de 700 pessoas, desde a prevenção primária até a gente conseguir fazer a prevenção terciária."

Ela citou promessas não concluídas de Paulo Câmara (PSB) na área da saúde e prometeu refazer a rede do interior do estado de Pernambuco.

"Houve inúmeras promessas de obras que não foram entregues ou concluídas ou sequer iniciadas. O governador Paulo Câmara, na sua reeleição, prometeu elas todinhas de novo. Pernambuco está cansado dessa mediocridade", criticou.

Chamou o governo de Paulo Câmara de "encastelado", criticando os baixos índices de aprovação e a falta de entregas de projetos para a população, principalmente em moradia e em água.

"Paulo Câmara conduz o pior governo da história de Pernambuco. Qualquer pesquisa aponta. Seu governo não faz entregas. Vivemos desemprego, a região metropolitana é a mais pobre do Brasil, somos o pior estado para empreender, porque o estado se acostumou a acomodar e não entregar", afirmou.

"O governo de Pernambuco é bom em cobrar tributo e não entregar resultado. Com essa incapacidade de gestão, acaba por perder a liga com o povo."

Sobre a redução do ICMS para reduzir o preço dos combustíveis, ela disse que o importante é "baixar o preço". "Ninguém está mais conseguindo andar de carro, isso tem problemas e impactos muito fortes inclusive no transporte coletivo. Mas é possível reduzir o porcentual cobrado pelos estados. Se é para reduzir o preço de combustível, eu sou a favor da redução de tributos. Mas não pode ser sem entregar na prática o valor do combustível na bomba."

Calendário das sabatinas em Pernambuco

  • 09/06 - 16h - Jones Manoel (PCB)
  • 10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
  • 10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

O que diz a pesquisa mais recente

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em maio aponta a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) à frente na corrida eleitoral para o governo de Pernambuco, com 28,8% das intenções de voto em um dos cenários na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) aparece na sequência, com 16%, seguida pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 13,6%, e pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 12,1%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem 7,1%, empatando tecnicamente com Ferreira. O advogado João Arnaldo (PSOL) aparece com 1,3%, e o historiador Jones Manoel (PCB), com 0,7%, também tecnicamente empatados.

Brancos, nulos e aqueles que disseram que não irão votar em nenhum dos candidatos somam 13,5%, e aqueles que não souberam ou não responderam, 7%.

Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo do Ceará e do Rio Grande do Sul.