Petista quer que Itamaraty explique pedido de Bolsonaro a Biden contra Lula
O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) protocolou hoje na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados requerimento para que o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, seja convocado a dar explicações sobre reunião em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria pedido ao norte-americano Joe Biden apoio contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República.
O encontro foi durante visita do presidente brasileiro aos EUA para participar da Cúpula das Américas.
"Em 12 de junho de 2022, o UOL divulgou que o presidente Jair Bolsonaro pediu ajuda ao presidente Biden contra Lula nas eleições. Segundo a matéria, o pedido foi feito durante uma reunião privada que os dois tiveram na última quinta-feira 9 de junho, segundo informações da agência de notícias Bloomberg", diz o petista.
No requerimento, o congressista lembra que o colunista do UOL Jamil Chade confirmou com duas fontes da diplomacia brasileira o pedido feito por Bolsonaro a Biden. Segundo as reportagens, Biden falou sobre a importância de preservar a integridade do processo eleitoral do Brasil e, ao receber o pedido de ajuda de Bolsonaro, mudou o assunto da conversa.
Em entrevista coletiva, Bolsonaro disse que "mudou" de opinião a respeito de Biden, ao ser questionado a respeito dessa reunião privada. Ele afirmou ainda que o encontro serviu como uma espécie de "reaproximação" com o atual presidente dos EUA e disse também que irá se encontrar com o ex-presidente Donald Trump. "Conversei com ele essa semana e convidei como sempre. Ele quer, dois meses antes da eleição, encontrar comigo aqui ou lá", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.