PT reafirma candidatura própria ao Senado no RJ e afasta aliança com Molon
A executiva do PT no Rio de Janeiro confirmou, por meio de um documento lançado hoje, que André Ceciliano, presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), será candidato ao Senado pelo partido. A reafirmação freia uma possível negociação e aliança do partido com o PSB em busca de apenas uma candidatura.
Isso porque Alessandro Molon, do PSB, tem apoio do PSOL e da Rede na disputa e aparece a frente de Ceciliano nas pesquisas eleitorais. Na última, divulgada pelo Ipec e contratada pela Associação Rio Indústria, o senador Romário (PL) desponta na liderança na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista com o nome dos pré-candidatos. Romário tem 29% das intenções de voto no cenário com mais nomes testados pela sondagem.
O ex-deputado federal Cabo Daciolo (PDT) ficou com 10%; os deputados federais Alessandro Molon (PSB) e Daniel Silveira (PTB), 8% cada um; o deputado estadual André Ceciliano (PT), 6%, e a advogada Luciana Boiteux (PSOL), 4%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, esses cinco pré-candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar. Brancos e nulos somam 24%, e não sabem ou não responderam, 11%
No Rio de Janeiro, o PT apoia Marcelo Freixo (PSB) para o governo do estado, mas há um movimento dentro do partido para reavaliar o apoio, especialmente se Molon mantiver sua candidatura para tentar ser senador.
Os dois partidos estão muito alinhadas na candidatura presidencial na chapa Lula-Alckmin. Mas em dois colégios eleitorais importantes, São Paulo e Rio de Janeiro, ainda há impasse e possibilidade do lançamento de duas candidaturas.
Na nota divulgada hoje, o PT do Rio de Janeiro exaltou o próprio crescimento do partido e ações de Ceciliano enquanto deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.
"Na Alerj, vem atuando pela recuperação econômica do estado, com a aprovação do Supera-RJ, do auxílio emergencial estadual, e lutando pelos direitos dos servidores públicos e dos profissionais da segurança pública, além da defesa das Universidades Estaduais e dos Centros de Pesquisa. Com sua capacidade de articulação, aprovou o Fundo Soberano para investimento em infraestrutura através de recursos provenientes da exploração de Petróleo, que representa um passaporte para o futuro do nosso estado", lista o partido.
"É por tudo isso que reafirmamos que o pré-candidato ao Senado Federal do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é o nosso companheiro e presidente da Assembleia Legislativa André Ceciliano", acrescenta a nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.