Topo

Após Bivar abandonar Garcia, Haddad sinaliza aproximação com União Brasil

Fernando Haddad - Marle Bergamo/Folhapress
Fernando Haddad Imagem: Marle Bergamo/Folhapress

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

14/06/2022 21h08Atualizada em 14/06/2022 21h08

O pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores, Fernando Haddad (PT), mostrou ter se aproximado ao União Brasil e disse, hoje, que tem conversado com dirigentes do partido em São Paulo. O União Brasil alinhava uma aliança com o governador Rodrigo Garcia, pré-candidato do PSDB, mas a sigla rompeu com os tucanos recentemente.

"Tenho amigos no União Brasil de longa data e tenho falado com alguns dirigentes, os que ficam mais em São Paulo, e estou acompanhando os movimentos dos partidos políticos no Brasil inteiro", disse Haddad em conversa com jornalistas após o evento de sua campanha no hotel Slaviero Downtown, na capital paulista.

Haddad, no entando, disse não ter conversado recentemente com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar.

O ex-prefeito da capital elogiou o apoio recente do União Brasil ao pré-candidato do PSD ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil. "Achei interessante o apoio do União Brasil ao Kalil em Minas Gerais. Vamos ver como as coisas de reorganizam. O importante é virar essa página de discórdia de conflito permanente do Bolsonaro no país", concluiu.

Haddad e sua campanha lançaram hoje uma plataforma virtual para colher propostas de cidadãos para seu programa de governo. O site se chama FalaSP.com.

As sugestões para 28 áreas do governo encaminhadas serão estudadas e incorporadas ao programa de governo oficial, que deve ser anunciado em agosto.

O produto visa dar sequência à ideia da campanha de regionalizar as propostas de Haddad para o estado. É um dos caminhos escolhidos pelos petistas para conquistar eleitores no interior de São Paulo.

No evento, hoje, Haddad e o coordenador de sua campanha, o deputado estadual Emídio de Souza (PT), apresentaram a plataforma. O ex-ministro da Educação respondeu perguntas de pessoas sobre temas como Segurança Pública e Educação.

A plataforma é organizada em três eixos, segundo a campanha: São Paulo da Inovação e do Desenvolvimento Sustentável; São Paulo das Oportunidades e Direitos; e São Paulo da Gestão Regional e Governança Participativa e Transparente.

Na última quinta-feira (9), uma pesquisa do Instituto Ideia, contratada e publicada pela revista Exame, aponta Haddad na liderança da disputa pelo governo de São Paulo, com 27% das intenções de voto.

Políticos do PT, Rede, PCdoB, PSOL e PV, reitores de universidades e artistas compareceram ao evento. Entre eles, o ex-deputado federal Gabriel Chalita, o vereador Eduardo Suplicy (PT), o ex-secretário municipal da Cultura de São Paulo Alexandre Youssef, o cantor Paulo Miklos e a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Dilma Rousseff (PT) Tereza Campello.