MDB reage a apoio de 'caciques' a Lula e diz que 19 estados estão com Tebet
O MDB divulgou hoje uma carta em apoio à candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência, assinada por representantes do partido em 18 estados e no Distrito Federal. Na tarde de hoje, Baleia Rossi, presidente nacional da legenda, disse que o evento para a homologação de Tebet como candidata à presidência está "mantido" para a data de 27 de julho.
O documento foi publicado após os caciques do MDB em 11 estados selarem um acordo para apoiar a chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno.
"Em respeito ao povo brasileiro e aos filiados do MDB, nós - defensores de uma alternativa à polarização e ao populismo - ratificamos nosso compromisso de lutar pela eleição de Simone Tebet à Presidência da República", diz o texto.
De acordo com os dirigentes, apoiar Tebet resgata o protagonismo do MDB e é coerente com a decisão do partido em 2019, de independência em relação ao atual governo.
As unidades da federação citadas no documento são:
- Acre
- Amapá
- Bahia
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins
O texto mostra a divisão dentro do partido, já que representantes do Maranhão, Bahia, Pará e Piauí declararam ontem apoio à Lula.
Baleia Rossi negou ontem que haja discordâncias. "Conversei há pouco com alguns dirigentes do MDB que supostamente estariam com outro candidato à presidente. Eles me garantiram que vão apoiar Simone Tebet na convenção que vai homologá-la candidata. Decidimos por maioria, respeitando as minorias. Teremos apoios nos 27 estados", publicou ele no Twitter.
Já na tarde de hoje, Baleia Rossi disse no Twitter que o evento para a homologação de Tebet como candidata à presidência está "mantido" para a data de 27 de julho.
Tebet não decolou nas pesquisas e têm perdido apoios antes dados como certos. Ela tem 3,3% das intenções de voto, de acordo com o agregador de pesquisas do UOL, e quase nenhum palanque estadual forte.
"Nós defendemos que o MDB já coligue agora, no primeiro turno, com o nosso presidente Lula, porque é o candidato que reúne as condições para o fortalecimento da democracia. Quando ele foi presidente, teve esse comportamento e é o que defendemos", afirmou o governador Paulo Dantas, antes de entrar para a reunião.
O grupo defende o apoio oficial do MDB à candidatura de Lula já no primeiro turno na convenção nacional marcada para o dia 27 — deixando de lado a pré-candidatura de Tebet.
O senador Renan Calheiros é um dos que se posicionam abertamente contra Tebet sob o argumento de que lançar mais um nome sem chance de vitória só enfraqueceria o partido. Em 2018, o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) acabou em sétimo lugar com 1,2% dos votos.
Tebet assina consentimento
Na noite desta terça-feira, Tebet publicou a foto ao lado de Baleia Rossi para anunciar que assinou "o consentimento para colocar meu nome como candidata a Presidente da República na convenção nacional do partido". A pré-candidata definiu o anúncio como "momento histórico".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.