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PL gasta R$ 127 mil em 1 dia para inundar YouTube com anúncios de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) no vídeo do partido que está sendo impulsionado no Google - Reprodução/YouTube/PL
O presidente Jair Bolsonaro (PL) no vídeo do partido que está sendo impulsionado no Google Imagem: Reprodução/YouTube/PL

Do UOL, em São Paulo*

23/07/2022 19h43Atualizada em 23/07/2022 20h23

O PL (Partido Liberal) gastou cerca de R$ 127 mil com 15 anúncios do presidente Jair Bolsonaro no YouTube e no Google a partir de hoje, um dia antes da convenção do partido que lançará a candidatura do atual mandatário à reeleição. Dados divulgados pelo Google Brasil mostraram que a sigla impulsionou os vídeos de seis — o mais veiculado —, 15 e 30 segundos de Jair Bolsonaro, com a frase: "Não pule este vídeo, é pelo bem do Brasil".

Os dados do Google mostraram que os valores para o impulsionamento pagos pela sigla variam de R$ 2,5 mil até R$ 25 mil. O maior valor foi redirecionado para os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Só hoje, nos três estados, gerou de 2,5 a 3 milhões de exibições.

O Google não informa, no entanto, os valores exatos cobrados por cada anúncio ou número específico de pessoas alcançadas pelo impulsionamento.

Mulheres, religiosos e sertanejos

Nos vídeos, Bolsonaro aparece ao lado de um dos filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), beijando a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e a filha Laura, que veste um uniforme militar. Estrategistas da campanha de Bolsonaro tentam aproximá-lo das mulheres, público com maior rejeição ao chefe do Executivo, segundo pesquisas.

Bolsonaro também aparece discursando em eventos do governo, rezando ao lado de lideranças religiosas, como pastor Silas Malafaia, durante sua passagem pelo Exército Brasileiro quando jovem e dando "tchau".

Os anúncios também contam com um jingle cantado pela dupla sertaneja Mateus e Cristiano, que fora apresentada a Bolsonaro em maio, em São Paulo, em um encontro com a participação do ex-ministro da Defesa Braga Netto e o empresário bolsonarista Luciano Hang.

"Igual a ele nunca existiu. É a salvação do nosso Brasil. Ei, no mito eu 'boto' fé. É ele quem defende a nação e tem nossa bandeira no seu coração. É o capitão do povo", canta a dupla no anúncio.

Os vídeos possuem um QR Code que, ao ser escaneado, redireciona o usuário para a página do Partido Liberal.

No relatório de Transparência de Anúncios Políticos disponibilizado pelo Google ao público (acesse aqui), atualizado diariamente, é "possível encontrar as informações sobre os anúncios políticos veiculados nas plataformas de publicidade da empresa", explicou o Google ao UOL em junho.

O UOL tenta contato com o Partido Liberal. A nota será atualizada em caso de retorno.

Anúncios do PT

O PT, por sua vez, começou a veicular suas publicidades há seis dias. A sigla veicula um vídeo que exibe os contrastes políticos no Brasil e propõe o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a resposta ao extremismo no país. Até o momento, foram gastos R$ 55 mil em 12 diferentes anúncios.

Diferente do PL, que aposta em São Paulo, o PT centra esforços no Rio de Janeiro. Do total de R$ 55 mil, R$ 35 mil foram gastos no estado.

O Google permite que quem veicula publicidades políticas em sua plataforma possa segmentar as mensagens por localização geográfica, idade e gênero e opções de segmentação contextual, como posicionamento do anúncio, temas e palavras-chave em sites, apps, páginas e vídeos. Não é permitido usar qualquer outro tipo de segmentação nos anúncios eleitorais.

*Com Estadão Conteúdo