Topo

Presidente do PSDB Mulher afirma ter sido agredida por presidente do PSC-DF

Marido de Paula Belmonte, o presidente do PSC no DF, Luiz Felipe Belmonte, teria agredido a presidente do PSDB Mulher  - Marina Ramos/Agência Câmara
Marido de Paula Belmonte, o presidente do PSC no DF, Luiz Felipe Belmonte, teria agredido a presidente do PSDB Mulher Imagem: Marina Ramos/Agência Câmara

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

26/07/2022 22h44

A presidente do PSDB Mulher, Andréia Moura, registrou hoje boletim de ocorrência em que afirma ter sido vítima de agressão verbal e física por parte do presidente do PSC no Distrito Federal, Felipe Belmonte, e de assessores do dirigente partidário.

A queixa foi apresentada após reunião em que integrantes da federação PSDB-Cidadania oficializaram o nome do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) como candidato ao governo do DF. A decisão desagradou a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), que deve concorrer ao Senado ou como vice na chapa de José Reguffe (União Brasil-DF).

Em nota ao UOL, a assessoria de Paula e Luiz Felipe Belmonte, que são casados, classificou a denúncia como uma estratégia política do PSDB: "Não houve agressão. O PSDB tenta desviar a atenção do caso de violência política praticada hoje, em que o próprio PSDB desrespeitou determinações da federação com o Cidadania que versam sobre a viabilidade política de uma candidatura, menosprezando o apoio que Paula Belmonte tem no DF. Avaliamos quais medidas jurídicas tomar contra o PSDB".

A congressista afirmou que levará o caso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). "Triste de ver que nós, mulheres, temos que passar por constrangimentos para ocupar espaços que nos é de direito. Hoje, eu me senti humilhada", afirmou Paula Belmonte.

O PSDB disse, em nota, que o instituto da violência contra a mulher não pode ser banalizado nem utilizado em benefício próprio. "A nossa luta é muito maior. Trabalhamos pelo sufrágio universal das mulheres e pela direito da mulher participar da política. Não podemos banalizar isso. É lamentável", disse a presidente do diretório feminino da sigla.

Pesquisa Real Time Big Data contratada pela Record TV e divulgada ontem mostra que o atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), lidera todos os cenários de intenção de voto no primeiro turno.

No cenário estimulado com mais candidatos, o emedebista tem 35% das intenções de voto. O segundo lugar é do senador José Reguffe (União Brasil), com 21%. O terceiro lugar tem empate técnico entre Leandro Grass (PV), com 8%; Leila Barros (PDT), com 5%; Izalci Lucas (PSDB), com 3%; e Rafael Parente (PSB), com 2%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.