Datafolha: Bolsonaro tem dobro da rejeição de Lula entre jovens de capitais
Pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgada hoje, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a rejeição entre jovens de 16 a 29 anos de 12 capitais brasileiras: 67% desse público diz não votar em Bolsonaro de jeito nenhum.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em seguida, com 32% —portanto, a rejeição a Bolsonaro entre os jovens é mais do que o dobro a Lula. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é o terceiro mais rejeitado, com 22%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento foi realizado em: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.
A pesquisa ouviu 935 pessoas, de 16 a 29 anos, entre os dias 20 e 21 de julho. As entrevistas foram feitas por abordagem pessoal. O índice de confiança é de 95%.
O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-05688/2022 e teve custo de R$ 149.000.
Rejeição: % dos jovens que dizem não votar de jeito nenhum no candidato
- Bolsonaro (PL) - 67%
- Lula (PT) - 32%
- Ciro Gomes (PDT) - 22%
- General Santos Cruz (Podemos) - 10%
- Vera Lucia (PSTU): 7%
- Pablo Marçal (Pros) - 6%
- José Maria Eymael (DC) - 6%
- Luiz Felipe D'Avila (Novo) - 5%
- Simone Tebet (MDB) - 5%
- Luciano Bivar (União Brasil) - 4%
- André Janones (Avante) - 4%
- Leonardo Péricles (UP) - 4%
- Sofia Manzano (PCB) - 3%
- Rejeita todos / Não votaria em nenhum - 1%
- Não sabe - 1%
- Votaria em qualquer um / não rejeita nenhum - 0
Primeiro turno
O ex-presidente Lula lidera com 51% das intenções de voto entre jovens de 16 a 29 anos de 12 capitais brasileiras na pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou 20%, ficando em segundo lugar.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 12%. Na sequência aparecem André Janones (Avante), com 2%, e a senadora Simone Tebet (MDB), o empresário Pablo Marçal (Pros), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) e a professora Sofia Manzano (PCB), todos com 1%.
O ex-deputado José Maria Eymael (DC), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), o general Santos Cruz (Podemos) e o cientista política Luiz Felipe D'Avila (Novo) não pontuaram. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, todos os pré-candidatos, com exceção de Lula, Bolsonaro e Ciro, estão tecnicamente empatados.
Os entrevistados que disseram que votariam branco, nulo ou em ninguém somaram 8%, e os que não sabem foram 3%.
Sobre o instituto
O Datafolha é um instituto de pesquisas ligado ao jornal Folha de S.Paulo. O instituto só realiza pesquisas eleitorais financiadas por grupos de comunicação. As pesquisas geralmente são feitas abordando entrevistados em pontos de grande fluxo de pessoas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.