No último sábado (20), Leon Edwards nocauteou Kamaru Usman com um chute alto no último round da luta principal do UFC 278 e se tornou o novo campeão da categoria meio-médio (até 77 kg).
Josh Hedges/Zuffa LLC
O lutador inglês tinha nove vitórias em sequência, mas não era favorito diante do 'Pesadelo Nigeriano'. Usman havia vencido todas as suas 15 lutas anteriores na carreira no UFC e perdeu a chance de igualar o recorde de Anderson Silva, que conseguiu 16 triunfos consecutivos na organização.
Reprodução/Instagram
O público que estava na Vivint Arena, em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, ficou muito impactado com a vitória de Leon Edwards. Mas ele não foi o primeiro que chocou o mundo do MMA com uma vitória surpreendente. Relembre outros casos:
GIPHY
Anderson Silva x Chris Weidman
Em julho de 2013, Weidman recebeu a chance de enfrentar Anderson Silva pelo cinturão do peso médio (até 84 kg) do UFC. O Spider tinha 16 vitórias seguidas na organização e foi nocauteado no segundo round após menosprezar o americano. Até hoje a vitória do 'The All-American' é considerada uma das maiores zebras da história do esporte.
Reprodução
Ronda Rousey x Holly Holm
Ronda Rousey estava invicta na carreira e estava confiante para sua 7ª defesa de cinturão bem sucedida contra Holly Holm -- o que também era a expectativa do público, já que a maioria não via a desafiante com nível para superar Ronda. Mas Holm surpreendeu o mundo ao nocautear a campeã com um chute na cabeça e uma combinação de socos.
Quinn Rooney/Getty Images
Amanda Nunes x Julianna Peña
Campeã de duas categorias do UFC e invicta no MMA desde 2014, Amanda Nunes entrou no octógono do UFC 269 com a missão de manter a hegemonia que garantiu a ela o status de melhor lutadora da história. Mas diante da americana Julianna Peña, a 'Leoa' se viu envolta pela estratégia da rival e acabou finalizada no segundo assalto.
GIPHY
Matt Serra x Georges St. Pierre
St. Pierre é considerado um dos maiores lutadores do UFC, mas ele também já teve um dia para se lamentar. Em 2007, ele fazia sua segunda defesa de cinturão do peso meio-médio contra Matt Serra, e foi nocauteado no primeiro round. Foi a última derrota do canadense em sua carreira no UFC -- depois disso foram 13 vitórias seguidas antes da aposentadoria. Outra zebra histórica do MMA.
Reprodução
José Aldo x Conor McGregor
Uma derrota do brasileiro para o irlandês não era tão inesperada assim, mas a forma que ela aconteceu, sim. Aldo era o campeão do peso-pena e estava invicto a sete lutas, mas foi nocauteado por McGregor em apenas 13 segundos de luta.
GIPHY
Jan Blachowicz x Israel Adesanya
Adesanya tinha 20 vitórias e nenhuma derrota na carreira. Ele teve a ideia de subir para o peso meio-pesado e desafiar Jan Blachowicz pelo cinturão da categoria de cima. No entanto, o polonês não deu chances ao nigeriano e venceu por decisão unânime -- até hoje a única derrota da carreira de Adesanya.