Prazer, Mourinho

Até na Champions: 2004 foi o ano das 'zebras' no futebol

Porto

Um emergente José Mourinho se tornou astro do futebol mundial ao levar o Porto ao título da Liga dos Campeões de 2004. Há exatos 18 anos, em 26 de maio, a equipe portuguesa derrotava o Monaco por 3 a 0 e levantava o principal troféu da Europa. O então meia Carlos Alberto, hoje comentarista, brilhou com gol na decisão; Deco também deixou a sua marca na noite histórica.
Matthew Ashton - EMPICS/Getty Images

Grécia

Ainda na Europa, a Grécia chocou o continente. Longe (bem longe) de figurar entre as favoritas, a equipe conquistou a Eurocopa de 2004 superando França, República Tcheca e a anfitriã Portugal no mata-mata. Diante dos portugueses, que contavam com Cristiano Ronaldo, Deco, Figo e Felipão no comando, a vitória por 1 a 0 consagrou uma das maiores zebras do torneio.
Alex Livesey/Getty Images

Once Caldas

Saindo da Europa e cruzando o Atlântico, a Libertadores de 2004 também consagrou uma zebraça. O Once Caldas, da Colômbia, eliminou Santos e São Paulo antes de parar o temido Boca Juniors na decisão. Os colombianos superaram o time de Carlos Bianchi e Tevez por 2 a 0 na disputa por pênaltis e sentenciaram uma das maiores surpresas do principal torneio sul-americano.
Divulgação

Santo André

Europa, América do Sul e Brasil. O futebol verde-amarelo não passou ileso ao ano das zebras. Atlético-MG e Palmeiras ficaram pelo caminho do Santo André, que calou o Maracanã e superou o Flamengo na final para se sagrar campeão da Copa do Brasil de 2004. É a maior glória do time do ABC paulista, dono da melhor campanha do Paulistão até a paralisação do futebol neste ano.
REUTERS/Paulo Whitaker

São Caetano

O ABC esteve em festa no ano de 2004. Se o Santo André se consagrou campeão da Copa do Brasil, o São Caetano levantou o troféu do Paulistão. Antes de superar o Paulista na final, o time comandado por Muricy Ramalho e que contava com nomes importantes como Gilberto, Mineiro e Euller havia eliminado São Paulo e Santos no mata-mata. É o maior título do clube sensação do Brasil no início dos anos 2000.
Eduardo Knapp/Folha Imagem
Publicado em 26 de Maio de 2020.

Veja Também