Atirador raiz: turco medalha de prata viraliza por motivo inusitado

Por Giovanna Arruda

A internet foi à loucura com a participação do atirador turco Yusuf Dikec nas Olimpíadas de Paris 2024.

Reprodução

Dikec levou a medalha de prata na prova em equipe e viralizou por não usar equipamentos especiais e por permanecer com a mão esquerda no bolso enquanto competia.

Reprodução

A equipe turca ficou com a medalha de prata no tiro esportivo com pistola 10m, em uma conquista que representa a primeira medalha da Turquia no tiro em Olimpíadas.

Reprodução

Yusuf Dikec e a parceira Sevval Ilayda Tarhan perderam a medalha de ouro para a dupla sérvia Mikec e Zorana Arunovic.

Reprodução

Enquanto os adversários contam com lentes para aprimorar a precisão do tiro e outro par de lentes para evitar desfoques, Dikec usou seu próprio óculos de grau, o que rendeu apelidos de "tiozão" nas redes sociais.

Reprodução

Nos ouvidos, o turco optou por não usar os abafadores geralmente utilizados pelos atiradores para abafar os ruídos externos..

Reprodução/X

Vale dizer que os atiradores têm a liberdade de escolher os equipamentos que irão utilizar nas provas.

Reprodução

O próprio Dikec entrou na brincadeira após ver a repercussão na internet. O turco compartilhou vídeo comparando sua postura com a do adversário sérvio.

Reprodução

O turco de 51 anos esteve presente nas Olimpíadas de Tóquio (2020), do Rio de Janeiro (2016), de Londres (2012) e de Pequim (2008).

Reprodução

A medalha em Paris foi a primeira de Dikec em Olimpíadas. Em Paris, Dikec também competia na modalidade individual, porém não se classificou para a final.

Reprodução

Formado em Educação Física e sargento, Dikec estudou na Universidade de Gazi, em Ankara, capital da Turquia.

Reprodução

Aos 21 anos, entrou para a Academia da Gendarmaria, a força militar do país. Depois de chegar ao posto de sargento, Dikec foi para a equipe esportiva e passou a competir no tiro em 2001.

Reprodução/X
Publicado em 02 de agosto de 2024.

Veja Também