Conheça o palco da final da Liga dos Campeões 2020/21
Por UOL, em São Paulo (SP)
Ontem (13), a Uefa anunciou que a final da Liga dos Campeões 2020/21, disputada por Chelsea e Manchester City, será realizada na cidade de Porto, em Portugal.
O estádio do Dragão é do Porto -- um dos clubes mais tradicionais de Portugal. Foi inaugurado em novembro de 2003 com um amistoso contra o Barcelona e marcou a estreia de ninguém mais, ninguém menos que...
Getty Images
... ele mesmo, Lionel Messi
O argentino tinha 16 anos quando participou do amistoso contra o Porto, que acabou com vitória dos portugueses por 2 a 0.
GIPHY
O estádio localizado em Campanhã, cidade de Porto, tem capacidade para 50.033 pessoas. Ele custou cerca de 125 milhões de euros.
Reprodução/TwitterUEFA
O primeiro gol do estádio foi marcado pelo ex-atacante brasileiro Derlei, que foi multicampeão com a camisa do Porto entre 2002 e 2005.
Getty Images
Foi no estádio do Dragão que o Porto fez sua campanha na fase de mata-mata da Liga dos Campeões 2003/04, que deu o segundo título da equipe na principal competição europeia.
GIPHY
Outra competição importante que o estádio do Dragão recebeu foi a Eurocopa de 2004, sediada em Portugal. Nele foram realizados jogos da fase de grupos, um jogo das quartas de final e um da semi. A Grécia fez a final contra o país sede, e ficou com o título.
Ben Radford/Getty Images
Por causa de sua excelência, o estádio do Dragão serviu de inspiração a outros clubes. A Red Bull Arena, do RB Leipzig, na Alemanha, é um exemplo disso.
Octavio Passos - UEFA/UEFA via Getty Images
A estrutura é bem parecida...
Jan Woitas/Pool via Getty Images
Vem jogão por aí?
A final da Champions entre Chelsea e Manchester City acontece no dia 29 de maio, às 16h (de Brasília).