Convite recusado

Jogadores que disseram não à seleção brasileira

Por UOL, em São Paulo (SP)

Em agosto deste ano, o meio-campista Matheus Nunes, do Sporting, foi convocado por Tite para a seleção brasileira. No entanto, o jogador de 23 anos decidiu não se apresentar.
GIPHY
O motivo? Ele mora em Portugal desde os 12 anos de idade, tem sotaque português e se identifica mais com o país europeu do que com o Brasil. Na semana passada, o técnico da seleção portuguesa, Fernando Santos, anunciou que ele estaria convocado para o amistoso contra o Catar e para o jogo válido pelas Eliminatórias para Copa de 2022, contra Luxemburgo.
Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images
O meio-campista não é o primeiro jogador que recusa um convite da seleção brasileira. o UOL Esporte listou outros atletas que tiveram essa atitude e explicou o porquê. Confira:
Nigel French - EMPICS/Getty Images

Mário Fernandes

Em 2011, o lateral direito foi convocado para defender a seleção brasileira pelo técnico Mano Menezes. No entanto, ele não se apresentou alegando 'problemas pessoais'. No ano seguinte ao episódio, ele acabou vendido pelo Grêmio ao CSKA Moscou, está no clube até hoje e se naturalizou russo.
Ryan Pierse/Getty Images

Mauro Silva

O meio-campista, que foi importante na conquista da Copa do Mundo de 1994, foi convocado pelo técnico Felipão para a disputa da Copa América de 2001. Porém, o jogador pediu para não viajar com a equipe por conta dos episódios de violência que estavam acontecendo na Colômbia, o país sede da competição, na época.
Divulgação/CBF

Rafinha

O lateral do Grêmio também já recusou a seleção brasileira. Em 2015, ele foi convocado para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 pelo técnico Dunga, mas pediu dispensa. Na ocasião, a CBF publicou um comunicado onde Rafinha alega que não era a principal opção da seleção na posição.
LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Diego Costa

Destaque no Atlético de Madri, o atacante foi convocado por Felipão em 2015 para alguns amistosos da seleção brasileira, mas ele recusou. Antes, ele já havia sido convocado mas não entrou em nenhuma partida. Sendo assim, ao receber o convite para defender seleção da Espanha ele não hesitou em escolher a seleção europeia.
David Ramos/Getty Images/AFP

Zé Roberto

Dunga convocou Zé Roberto para a Copa América de 2007. No entanto, o jogador pediu dispensa da seleção dizendo que seu ciclo na seleção brasileira havia acabado após a Copa do Mundo de 2006 e que ele queria dar espaço para os mais jovens.
Ben Radford;

Serginho

O ex-lateral sofria com a concorrência de Roberto Carlos no lado esquerdo da defesa e acabou ficou fora da lista dos convocados para a Copa do Mundo de 2002. Com 32 anos, ele acreditou estar velho demais para voltar a disputar outra Copa, pediu dispensa de uma convocação e nunca mais voltou a jogar pela seleção.
Jamie McDonald/Getty Images

Leandro

Ídolo do Flamengo, o lateral direito foi convocado para a Copa do Mundo de 1986 pelo técnico Telê Santana. Porém, durante a preparação para a competição, o defensor e Renato Gaúcho fugiram da concentração para aproveitar a noite. Na volta, Leandro não conseguiu pular o muro e, em solidariedade ao companheiro, Renato permaneceu do lado de fora. Telê cortou Renato do grupo que disputaria a Copa e deixou Leandro, que repetiu o ato solidário, e recusou participar da competição.
Reprodução
Publicado em 06 de outubro de 2021.