Lewis Hamilton

A constante luta do único preto na F1

Por José Edgar de Matos e Julianne Cerasoli

Lewis Hamilton chegou há 13 anos na Fórmula 1 como o primeiro preto a pilotar na categoria. De lá para cá, pouco ou quase nada mudou.
Dave M. Benett/Getty Images
O inglês não competiu contra nenhum outro preto no período, e as equipes seguem cheias de pilotos e dirigentes brancos. Nas categorias de acesso, não há nenhum jovem talento afrodescendente despontando.
Mark Thompson/Getty Images/AFP

O que gosto é ter famílias de diferentes etnias vindo até mim e dizendo que querem ser pilotos. O problema é que sempre fica mais caro. No mundo de hoje, eu não teria nenhuma chance de chegar à F1 com o dinheiro que tínhamos. O esporte está indo para a direção errada, eu acho

Lewis Hamilton,
em entrevista ao UOL Esporte, em 2019
Peter J Fox/Getty Images
E a mudança quase inexistente pouco tem a ver com o desempenho do pioneiro. Hamilton tem seis títulos mundiais conquistados, 84 vitórias e 88 pole positions. Apenas Michael Schumacher tem mais taças que ele.
Lucas Lima/UOL
A ausência de diversidade fez com que Hamilton se mantivesse quieto sobre questões raciais em seu início na Fórmula 1. Perguntas sobre o tema eram desestimuladas em seus encontros com a imprensa.
Lucas Lima/UOL

Quando comecei na Fórmula 1, tentei ignorar o fato de que eu era o primeiro cara preto a correr no esporte. Mas, à medida em que fiquei mais velho, comecei a dar valor às implicações disso.

Lewis Hamilton,
em entrevista à BBC, em 2014
Marcio Komesu/UOL
Hoje, Hamilton é voz ativa na luta antirracista. Suas redes sociais são lotadas de posts relacionados à causa, e ele próprio saiu às ruas após a morte de George Floyd, vítima da violência policial.
Reprodução/Instagram

O racismo é uma doença global e que devemos enfrentar com nossos votos e nossas vozes. Pesquisem e tenham certeza que os políticos em quem vocês votam têm os melhores interesses no coração. O preconceito contra os pretos em nível sistêmico precisa parar.

Lewis Hamilton
Confira a entrevista completa com Lewis Hamilton, publicada em 20 de novembro de 2019, no link abaixo.
Franziska Krug/Getty Images for GQ Germany
Publicado em 04 de julho de 2020.
Edição e roteiro: Brunno Carvalho

Veja Também