O que aconteceu com o SPFC desde a última passagem de Ceni como técnico?
1563 dias se passaram desde a demissão e volta de Rogério Ceni ao São Paulo. O ex-goleiro foi anunciado ontem como substituto de Hernán Crespo para a sua segunda passagem pelo clube como técnico.
Muita coisa aconteceu desde que o ídolo e ex-goleiro deixou o Tricolor, em julho de 2017. O UOL Esporte relembra o que rolou com o São Paulo nesse período.
Giphy
7 técnicos
Desde a saída de Ceni, o São Paulo teve sete treinadores diferentes, desconsiderando interinos e substitutos. Veja a lista ao lado.
Adriano Vizoni/Folhapress
Dorival Júnior
Diego Aguirre
André Jardine
Vagner Mancini
Cuca
Fernando Diniz
Hernán Crespo
Fernando Alves/AGIF
Fim da fila
Foi justamente Crespo, o último da lista, o responsável por tirar o São Paulo da fila de títulos que durava desde 2012. O argentino comandou o Tricolor na conquista do campeonato Paulista deste ano.
Rubens Chiri/São Paulo
Troca de diretoria
Quando Ceni saiu do São Paulo, Carlos Augusto de Barros, o Leco, ainda era o presidente. O ex-dirigente comandou o clube entre 2015 e 2020, quando deu lugar a Julio Casares.
Rubens Chiri / saopaulofc.net
SPFC x Ceni
O São Paulo enfrentou o ídolo em oito ocasiões -- cinco vezes durante a passagem do ex-goleiro pelo Fortaleza e três vezes no Flamengo. Detalhe: o Tricolor não perdeu nenhum jogo (seis vitórias e dois empates) e eliminou o técnico duas vezes na Copa do Brasil do ano passado.
Alexandre Vidal / Flamengo
Volta de ídolos
Enquanto Ceni saía, outros ídolos voltaram ao Tricolor. O meia Hernanes, Lugano (como superintendente de relações institucionais), Muricy Ramalho (como coordenador de futebol) e o zagueiro Miranda retornaram ao Morumbi no período.
Erico Leonan/São Paulo FC
E saída também...
Raí deixou a diretoria de futebol no início deste ano, sob muitas críticas. Lugano também se despediu de seu cargo, enquanto Hernanes se transferiu para o Sport.
Marcello Zambrana/AGIF
Chegada de Daniel Alves
Outro capítulo de destaque no período foi a passagem de Daniel Alves pelo São Paulo. O lateral-direito, jogador com mais títulos na história do futebol, chegou ao Morumbi em agosto de 2019 e foi recebido por mais de 40 mil torcedores em sua apresentação.
reprodução/Instagram
A passagem, no entanto, terminou em setembro deste ano após desgaste na relação entre jogador e clube. Dani Alves deixou o São Paulo depois de não chegar a acordo para o pagamento de uma dívida de mais de R$ 18 milhões. O Tricolor vai quitar a quantia com o jogador ao longo de cinco anos.
Com exceção do Paulistão deste ano, a disputa de mata-mata ainda tem sido um problema para o São Paulo. Foram 11 eliminações no período em que Ceni esteve fora. As últimas delas foram a Libertadores e Copa do Brasil deste ano.
Marcello Zambrana/AGIF
Luta contra o Z4
Ceni assume o São Paulo lutando para se afastar da parte baixa da tabela do Campeonato Brasileiro. O Tricolor tem apenas três pontos acima da zona de rebaixamento.
Fellipe Lucena / saopaulofc
A reestreia de Ceni no São Paulo vai acontecer já nesta quinta-feira, contra o Ceará. O técnico comandou um treino da equipe ontem e já vai para a beira do gramado.