Richarlison, Neymar e mais: seis jogadores que sofreram pela habilidade
Não pode mais?
Atacante do Tottenham e da seleção brasileira, Richarlison foi "punido" após fazer embaixadinhas na vitória por 2 a 0 sobre o Nottingham Forest, no último fim de semana, pelo Campeonato Inglês.
O brasileiro sofreu falta dura do atacante Brennan Johnson pela sequência à lá Edilson Capetinha. Richarlison, porém, não foi o primeiro jogador "penalizado" pela irreverência.
Rob Newell - CameraSport via Getty Images
Não tem nada a ver com exibicionismo. Deveria ter recebido cartão amarelo por conduta antidesportiva e o jogo ser recomeçado com cobrança de falta para o Forest
Dietmar Hamann, ex-jogador e hoje comentarista esportivo
Giphy
Olha ele!
Neymar foi punido com o cartão amarelo em vitória sobre o Montpellier, em fevereiro de 2020, por dar uma carretilha no lateral Souquet. Na ocasião, o brasileiro foi advertido pelo árbitro, reclamou e na sequência recebeu o cartão.
Outro nome da seleção brasileira que já se envolveu na "polêmica" foi Lucas Paquetá. Em setembro do ano passado, o meio-campista deu uma carretilha nos últimos minutos da vitória do Lyon sobre o Troyes, pelo Campeonato Francês. Até Neymar saiu em defesa do companheiro...
Muito triste esse episódio, tomar um amarelo por causa de um drible... Carretilha é um recurso, independente de onde seja ou em qual minuto seja usada.
Neymar, jogador do PSG
Giphy
Também no futebol brasileiro
O clássico entre Corinthians e Palmeiras, pelo Brasileirão de 2018, ficou marcado pela "Foquinha" de Ángel Romero nos minutos finais, o que irritou, e muito, os alviverdes.
Isso gera ódio dos torcedores rivais. Imagina o Felipe Melo pegando a bola e fazendo a mesma coisa. Imagina os torcedores e jogadores corintianos. Toda ação gera uma reação. Vamos esperar que não haja uma reação brusca
Em 2002, o atacante Jabá, do Coritiba, foi punido por Leonardo Gaciba com cartão amarelo em jogo contra o Santos por "abusar" nos dribles. Quase 11 anos mais tarde, o árbitro assumiu o erro em texto publicado em seu blog.
Reprodução/Globo
Confesso que meu objetivo não era punir Jabá mas sim, preservar a partida.
Leonardo Gaciba, ex-árbitro
Giphy
E o Capetinha?
Edilson Capetinha protagonizou uma verdadeira briga generalizada na final do Campeonato Paulista de 1999. O então camisa 10 corintiano fez embaixadinhas, irritando os alviverdes, que partiram para cima do jogador.