Ronaldo no Cruzeiro e mais: os jogadores que viraram donos de clubes
O futebol como negócio tem permitido algo antes impensável no futebol: um craque pendurar as chuteiras e se tornar dono de um clube de futebol. Além de Ronaldo no Cruzeiro, quais outros ex-jogadores já compraram um time? O UOL Esporte responde ao lado.
Reprodução/Instagram
O próprio Ronaldo já era dono de um clube antes do Cruzeiro. Desde 2018 ele manda no Valladolid (ESP), no qual investiu 30 milhões de euros. A equipe hoje joga a segunda divisão.
Divulgação
Ibrahimovic
O atacante ainda está em atividade, mas já tem um negócio para quando se aposentar: ele comprou ações do time sueco Hammarby IF em 2019. O time disputa a primeira divisão do futebol do país e tem tido campanhas sólidas.
Divulgação
Piqué
O zagueiro do Barça também tem um time para chamar de seu. Em 2018, ele anunciou a aquisição do FC Andorra, que disputa a terceira divisão do Campeonato Espanhol, apesar de ser sediado em outro país.
Divulgação
Drogba
Em 2017, Drogba fez história ao se tornar o primeiro jogador-proprietário do futebol. Ele se juntou ao Phoenix Rising, da USL (Estados Unidos), e jogou por dois anos antes da aposentadoria, aí se concentrou em suas funções na direção.
Divulgação/Phoenix Rising
Paolo Maldini
Já aposentado do futebol, o ex-zagueiro e ídolo do Milan se juntou ao empresário italiano Riccardo Silva e comprou o Miami FC. O time também disputa a USL, nos Estados Unidos.
Divulgação/Miami FC
David Beckham
O inglês chamou atenção ao ir para a MLS em 2007. Na época, ele colocou em seu acordo a possibilidade de adquirir uma franquia para um time da liga e exerceu esse direito, tornando-se dono do Inter Miami em 2013.