São Silvestre

Atrapalhado por lesões, Marílson desiste de correr a São Silvestre

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • AP Photo/Richard Drew

    Marílson dos Santos sacrificou participação na <br>São Silvestre deste ano por causa das lesões

    Marílson dos Santos sacrificou participação na
    São Silvestre deste ano por causa das lesões

O fundista Marílson Gomes dos Santos não vai competir a 85ª edição da São Silvestre, marcada para o dia 31 de dezembro, em São Paulo. Bicampeão da prova - venceu em 2003 e 2005 -, o atleta teve de sacrificar sua participação na prova deste ano por causa de lesões que prejudicaram a sequência de treinamentos para a sua última competição desta temporada.

"Apesar de correr os 10 mil em 27 minutos no Troféu Brasil, 2009 não foi um ano muito bom para ele. Conviveu com pequenas lesões e, com isso, não conseguiu dar sequência aos treinamentos. Não conseguimos fazer o planejamento para a temporada, estávamos sempre treinando para a próxima prova, o Troféu Brasil, o Mundial e a Maratona de Nova York", observou o técnico Adauto Domingues.

"Tínhamos de sacrificar alguma coisa para pensar em 2010. Por isso, ele não faz a São Silvestre. No estágio em que está, entrar sem chance de vitória não satisfaz pessoalmente e dá margem a críticas. Optamos por preservá-lo física e tecnicamente", justificou Adauto, que destaca que Marílson já tem objetivo definido para 2010: melhorar o seu melhor tempo para os 42 km e 195 m da maratona de Londres.

"Agora, ele vai tentar, no primeiro semestre de 2010, correr abaixo de 2h08min na maratona de Londres." O recorde pessoal de Marilson é 2h08min37, obtido em 2007, também em Londres, quando ficou com a oitava colocação.

Em 2009, Marílson não correu na Inglaterra e priorizou a maratona do Mundial de Berlim. Na Alemanha, o atleta foi o 16º colocado. Ele também correu o Mundial de meia maratona de Birmingham (17º lugar) e não concluiu a maratona de Nova York, da qual é bicampeão (2006 e 2008).

Marílson terminou a temporada como campeão brasileiro dos 5 mil metros e dos 10 mil metros no Troféu Brasil, disputado no Engenhão, no Rio de Janeiro. Nos 10 mil, bateu o recorde do torneio - fez a prova em 27min58s83, baixando sua própria marca, de 28min21s38, de 2004.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos