Campeã da Maratona de N.Y. lutará pelo bi da São Silvestre
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
Divulgação/Gazeta Press
Derartu Tulu comemora a vitória na São Silvestre de 1994; a etíope foi confirmada para a edição de 2009
A fundista etíope Derartu Tulu confirmou sua participação na São Silvestre de 2009, em que tentará seu segundo título na competição. Tulu foi o campeã da Maratona de Nova York deste ano e provou estar em boa fase para participar da tradicional corrida de rua paulistana, aos 37 anos de idade.
A etíope é um velha conhecida, já que seu título na São Silvestre foi conquistado há 15 anos, em 1994. Na época, ela ainda era apenas uma promessa. Naquele ano, ela foi vencedora ao lado de Ronaldo da Costa, do Brasil.
Tulu, nascida em 21 de março de 1972, na cidade de Bejoki, consagrou-se como bicampeã olímpica dos 10.000 metros, ao vencer as provas dos Jogos de Barcelona, em 1992, e de Sydney, em 2000.
Com o título da maratona nova-iorquina, a fundista tornou-se a primeira atleta etíope a vencer a tradicional maratona da cidade. Ela fechou a prova nos Estados Unidos com o tempo de 2h28min52s.
A São Silvestre, tradicionalmente realizada no dia 31 de dezembro, tem 21 mil inscritos para sua edição de 2009. A nota triste foi a desistência de Marílson dos Santos, atrapalhado por lesões.
Veja também
- Cadeirante morto após colisão contra muro durante a Corrida de São Silvestre é enterrado no Pará
- Organizadores da São Silvestre terão de depor na polícia sobre morte
- São Silvestre terá reunião para discutir medidas após morte
- Mulher de cadeirante que morreu na São Silvestre revela que ele não queria participar da prova