São Silvestre

Brasileiras da S. Silvestre criticam tática das africanas e citam 'jogo sujo'

Rafael Krieger

Em São Paulo

"São todas iguais, para mim não faz diferença". Foi assim que Marizete Rezende, vencedora da São Silvestre de 2002, comentou a ausência da queniana atual campeã Pasalia Chepkorir, que está grávida e não defenderá seu título. A corredora lembrou que, por outro lado, haverá outras competidoras de peso, como a ganhadora da prova de 2007, Alice Timbilili.

"Todas as quenianas são muito fortes", observou Marizete, sem deixar de alfinetar a estratégia conservadora das rivais africanas. Segundo a brasileira, elas não correm pensando no tempo, e controlam o ritmo durante toda a prova visando apenas na vitória.

"O que não gosto de correr com as quenianas é que elas querem só ganhar, sem pensar em tempo. Não acho que um atleta deveria fazer isso em uma prova de 15 quilômetros. Quem é bom mesmo larga forte e deixa para controlar depois", disparou Marizete.

HORÁRIOS DE LARGADA

14h45
Cadeirantes
14h50
Atletas com deficiência
16h30
Elite feminina
16h47
Elite masculina
Demais categorias

Ao seu lado na coletiva oficial da São Silvestre estava Marily dos Santos, terceira colocada nas duas últimas edições, concordou com Marizete e aproveitou para denunciar o suposto jogo sujo das corredoras etíopes durante a Maratona de São Paulo, corrida em que ela ficou em quarto lugar.

"Não quero criar polêmica, mas correr com uma etíope pisando no seu calcanhar, só quem sabe é a gente que está ali. E elas ficam rindo, cuspindo em você. Meu óculos é à prova d’água, não de catarro", disparou Marily.

Técnico de Marily, Gilmário Mendes esclareceu que esse tipo de provocação é uma característica das corredoras da Etiópia. "As quenianas são muito leais, mas as etíopes são como os argentinos no futebol, elas provocam mesmo. Disse a ela: ‘Na São Silvestre, fique longe das etíopes’".

Nesta edição, a organização divulgou o nome de apenas uma corredora da Etiópia na elite: Zerf Worku Boku. Mas o país já teve duas vencedoras na São Silvestre: Derartu Tulu, em 1994, e Yime Wude Ayalew, em 2008.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos