UOL Esporte Atletismo
 
28/08/2009 - 16h18

Bolt larga mal, supera Powell no fim e vence prova da Liga de Ouro

Do UOL Esporte Em São Paulo *

O jamaicano Usain Bolt voltou a correr os 100 metros rasos após a quebra de recorde no Mundial de Berlim. E, em ritmo de festa, o Insane Bolt venceu nesta sexta-feira a prova da Liga de Ouro em Zurique (Suíça) com o tempo de 9s81.

"FIQUEI SENTADO NA LARGADA"
AP Photo/Keystone, Walter Bieri
O jamaicano Usain Bolt, que ganhou por 'apenas' sete centésimos de Asafa Powell, reconheceu que largou mal, permanecendo "sentado na saída".

"Foi uma prova um pouco temerosa, mas está bom", declarou Bolt, que se disse cansado também. "Consideradas todas as circunstâncias, a marca não está nada mal. No final, tive que tirar o meu melhor porque meu corpo não respondeu bem na prova".
ISINBAYEVA QUEBRA RECORDE

O seu compatriota Asafa Powell terminou na segunda colocação ao marcar 9s88, seguido pelo norte-americano Darwis Patton com 9s95. Vale lembrar que o tempo de Bolt é 23 centésimos acima do recorde mundial dele próprio (9s58).

Apesar da vitória, Usain Bolt não ganhou de forma tranquila em Zurique, fato costumeiro nas últimas competições disputadas por ele. O jamaicano largou mal, ficou atrás de Powell boa parte da prova, só superando o rival no fim.

Bolt chegou na pista de atletismo de Zurique em cima de uma carroça, fazendo caretas e acenando para o público, com o seu costumeiro bom humor.

A Liga de Ouro é uma competição tradicional no calendário mundial do atletismo. A etapa de Zurique é a quinta de um total de seis. O vencedor das seis provas ganha o prêmio de US$ 1 milhão.

Após o fim da competição suíça, três competidores concorrem ao prêmio máximo da Liga de Ouro: o etíope Kenenisa Bekele, a norte-americana Sanya Richards e a russa Yelena Isinbayeva (RUS). Bolt não concorre porque não disputou todas as etapas.

USAIN BOLT, SEMPRE ELE
AFP
Sempre irreverente, Usain Bolt desfilou de carroça antes de entrar em ação na Suíça
FOTOS DE BOLT DE CARROÇA

Show no 4 x 100 m
Menos de uma hora após vencer o 100 metros rasos, Usain Bolt voltou para a pista de Zurique para a prova do 4 x 100 m.

Sem demonstrar cansaço, o jamaicano deu um show ao recuperar para o seu país um primeiro lugar que já parecia perdido, superar novamente os Estados Unidos e vencer com o tempo de 37s70.

Os rivais norte-americanos terminaram logo atrás da Jamaica com o tempo de 37s73. A medalha de bronze ficou com a equipe de Trinidad e Tobago, com 38s20.

Jadel vai mal
Ao contrário do que havia sinalizado, o brasileiro Jadel Gregório voltou a competir na temporada. Mas com o desempenho muito aquém do que costuma fazer, o brasileiro ficou na oitava colocação do salto triplo com a marca de 16,14 m. O primeiro colocado foi o português Nélson Évora, com 17,38 m.

Após o oitavo lugar obtido no Mundial de Berlim, Jadel havia dito que não competiria mais na temporada. "Agora na final ainda ganhei um brinde na posterior esquerda e acho que nesta temporada eu não salto mais. Quero chegar bem no Mundial Indoor [no próximo ano, em Doha] e o objetivo é buscar medalha lá", disse.

* Atualizada às 18h31

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host