UOL Esporte Atletismo
 
04/09/2009 - 15h39

Powell supera Gay nos 100 m rasos da Liga de Ouro

Das agências internacionais Em Bruxelas (BEL)

O jamaicano Asafa Powell acabou com qualquer tipo de favoritismo do norte-americano Tyson Gay logo no começo da prova dos 100 m rasos na última etapa da Liga de Ouro em Bruxelas, na Bélgica. O ex-recordista mundial venceu com 9s90, em disputa que não contou com Usain Bolt.

AFP
Asafa Powell venceu com folga os 100 m rasos em Bruxelas, superando Tyson Gay
VEJA MAIS IMAGENS DA COMPETIÇÃO
SANYA RICHARDS GARANTE PRÊMIO
LEIA MAIS SOBRE ATLETISMO

O campeão olímpico e mundial só vai participar dos 200 m rasos na competição. Powell aproveitou a ausência do compatriota e a má fase de Tyson Gay, que ficou em segundo lugar, com 10s00. O norte-americano foi vice-campeão mundial com 9s71, logo antes de desistir da disputa dos 200 m rasos em Berlim.

"Fiz uma boa corrida. Especialmente na saída. Forcei muito nos primeiros 30 metros, e depois consegui resistir", avaliou Powell. "Esta nova pista é realmente rápida. Infelizmente, a chuva que caiu antes prejudicou um pouco", acrescentou.

O terceiro colocado foi o também norte-americano Darvis Patton, que terminou com a marca de 10s08. Mas a vitória de Powell já estava definida desde a metade da prova. O jamaicano levou medalha de bronze no Mundial de Berlim e ficou em segundo na última etapa da Liga de Ouro em Zurique, logo atrás de Bolt, em prova que não contou com a participação de Gay.

Recorde no revezamento

Um quarteto queniano quebrou nesta sexta o recorde mundial mais antigo do atletismo, do revezamento 4 x 1.500 m, que há 32 anos pertencia à Alemanha Ocidental. William Biwott, Gideon Gathimba, Geoffrey Rono e Augustine Choge fizeram 14min36s23.

A marca é mais de dois segundos inferior ao recorde antigo de 14min38s8 anotado pelos alemães em 1977. A prova não costuma ser disputada nos principais campeonatos e a sua participação é rara em eventos como a liga de Ouro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host